metropoles.com

Lira: candidatura à Presidência da Câmara é “gesto de pacificação”

Lira destaca que a ampla aliança em apoio à sua recondução é um “gesto claro” de uma relação mais harmônica entre os Poderes

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Arthur Lira, presidente da Câmara no Arthur Lira, faz positivo durante sessão no plenário da Câmara - Metrópoles
1 de 1 Arthur Lira, presidente da Câmara no Arthur Lira, faz positivo durante sessão no plenário da Câmara - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou, nesta terça-feira (31/1), que busca reeleger-se para o comando da Casa da Legislativa para “pacificar” a relação entre os Poderes. Lira destacou que a ampla aliança dos mais diferentes partidos em apoio à sua recondução é um “gesto claro” de uma relação mais harmônica do Legislativo com o Executivo e o Judiciário.

“A Câmara se une administrativamente num gesto claro de início de pacificação”, disse o parlamentar, em entrevista à GloboNews. Na ocasião, o deputado ainda prometeu uma candidatura com o DNA do Centrão: “É uma candidatura que tem uma natureza de centro, menos radical, com acordos que o Brasil precisa que sejam costurados para que tenhamos anos calmos”, prosseguiu.

Lira defende que sua candidatura dará mais “amplitude de alianças e tranquilidade no encaminhamento das matérias” na Casa. “É uma candidatura de revisitação aos Poderes, para que estes voltem aos seus espaços constitucionais e cumpram seu papel”, enfatizou.

Segundo Lira, caso seja reeleito, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontrará, na Câmara, um “facilitador”. “Sem nenhum susto, o presidente Arthur é previsível, correto, cumpre os acordos, não tem nenhum tipo de sobressalto nas suas atuações”, ressaltou.

“Em primeiro lugar, a gente precisa desmistificar algumas posições. O presidente da Câmara, em um sistema que sempre combati – não defendo o presidencialismo de coalizão –, ele tem que ser um facilitador das pautas, um magistrado que ausculta todos os parlamentares das mais diversas tendências e das mais diferentes opiniões. Necessariamente, os partidos de centro que são nossa riqueza política do país tendem a dar oportunidade para os governos eleitos implementarem democraticamente o que foi aprovado nas urnas”, explica.

Amplo favoritismo

Lira enfrenta um único candidato na eleição para a Presidência da Câmara: o deputado federal Chico Alencar (PSol-RJ). Nos corredores da Casa, o alagoano é dado como vencedor da disputa. O favoritismo se deve à capacidade de articulação, tendo iniciado as conversas com os parlamentares eleitos logo após o primeiro turno das eleições federais, em outubro do ano passado. Desde então, o deputado está em negociação direta com as bancadas, ampliando apoio e consolidando sua força no comando da Casa.

Lira chega para a eleição como deputado federal mais votado da história do estado de Alagoas. No pleito para Presidência da Câmara, o alagoano também sonhava com uma votação recorde. Para isso, construiu uma rede de apoio capaz de unir siglas opostas e adversárias como o PT e PL, além das bancadas do PP, PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, Solidariedade, Mais Brasil (fusão PTB e Patriota), Pros, PCdoB, PV, PSB e União Brasil.

A eleição para a Presidência da Câmara dos Deputados e para a Mesa Diretora ocorre nesta quarta-feira (1º/2), no mesmo dia em que tomarão posse os 513 deputados federais eleitos em outubro de 2022.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?