metropoles.com

Léo Pinheiro assina acordo de delação com PGR

Após dois anos de negociações, o ex-presidente da OAS conseguiu fechar colaboração que envolve cerca de 14 políticos

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
leo-pinheiro-840×577
1 de 1 leo-pinheiro-840×577 - Foto: Reprodução

A Procuradoria-Geral da República (PGR) assinou acordo de delação premiada com Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS. O termo foi fechado depois de dois anos de negociações e implica pelo menos 14 políticos, entre eles o ex-prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o ex-presidente Lula. As informações são do jornal O Globo.

Uma das razões para a demora da finalização do acordo foi o pedido de inclusão da família Mata Pires como delatores no processo, proposta que foi rejeitada. Cézar Mata Pires, um dos proprietários da empreiteira, chegou a ser preso pela Lava Jato, mas foi solto após pagamento de fiança de R$ 29 milhões. A PGR fechou acordo somente com Léo Pinheiro, recusando as propostas da família Mata Pires e dos acionistas da OAS.

Na delação, Pinheiro detalhou o repasse de recursos via caixa 2 em 2012 para a campanha de Eduardo Paes (MDB) à prefeitura do Rio. Também relatou o pagamento de propina ao ex-presidente Lula feito por meio do tríplex do Guarujá e do sítio de Atibaia.

Além disso, nos anexos da delação constam relatos de lavagem de dinheiro para o pagamento de propinas para políticos, feitos mediante operações em instituições financeiras. Estão envolvidos no esquema pelo menos 14 políticos de partidos como PSDB, MDB, PP, PT e DEM.

O acordo foi assinado pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, no início deste ano e enviado para homologação do relator do caso, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin. Após a homologação, que só ocorrerá após o recesso do judiciário, Dodge poderá instaurar novas investigações a partir das delações de Pinheiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?