metropoles.com

“Isso me lembra populismo”, diz Doria sobre ICMS de combustíveis

Nesta quarta-feira, Bolsonaro voltou a responsabilizar os Estados pela alta do preço nos combustíveis

atualizado

Compartilhar notícia

HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO CONTEÚDO
JOÃO DORIA COMPARECE À FORMATURA DE SARGENTOS DA POLÍCIA MILITAR
1 de 1 JOÃO DORIA COMPARECE À FORMATURA DE SARGENTOS DA POLÍCIA MILITAR - Foto: HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO CONTEÚDO

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), rebateu o “desafio” feito pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em torno do preço dos combustíveis. O tucano chamou de “populista e pouco responsável” a atitude do chefe do Planalto de cobrar dos Estados a redução do ICMS sobre o produto.

Nesta quarta-feira (05/02/2020), Bolsonaro voltou a responsabilizar os Estados pela alta do preço nos combustíveis. “Eu zero o (imposto) federal, se zerar ICMS. Está feito o desafio aqui. Eu zero o (imposto) federal hoje e eles (governadores) zeram ICMS. Se topar, eu aceito. Tá ok?”, afirmou. O comentário foi uma reação a críticas de governadores sobre a intenção do governo federal de alterar a forma de cobrança de ICMS sobre a gasolina e o diesel.

Na sequência, após reuniões com senadores do PSDB em Brasília, Doria devolveu. “Na base da bravata, a bravata me lembra populismo, populismo me lembra algo ruim para o Brasil”, disse o tucano, afirmando que os governadores poderiam, mas não foram chamados para um diálogo com Bolsonaro sobre o assunto.

Para Doria, o presidente da República não pode “jogar no colo” dos governadores a responsabilidade, pois a União tem incidência maior no preço dos combustíveis.

“Mas a imposição aos governadores dos Estados brasileiros do que cabe a eles, a responsabilidade na redução do ICMS e consequentemente do preço dos combustíveis, é uma atitude populista e ao meu ver pouco responsável.”

O preço dos combustíveis marca mais uma disputa de discursos entre Jair Bolsonaro e João Doria, possíveis adversários na disputa presidencial de 2022. “Entendimento se faz reunindo, agrupando, não se faz por WhatsApp. Eu não conheço governo por WhatsApp”, provocou o governador.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?