metropoles.com

“Isentão ensaboado”: Carlos Bolsonaro rebate Doria sobre GP da F-1

Jair Bolsonaro e João Doria brigam para definir localidade do autódromo que receberá competição nos próximos anos

atualizado

Compartilhar notícia

Redes Sociais/Reprodução
carlos bolsonaro
1 de 1 carlos bolsonaro - Foto: Redes Sociais/Reprodução

O vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (PSL), entrou na disputa entre o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e Jair Bolsonaro (PSL) para definir qual autódromo deve receber o GP do Brasil de Fórmula 1 nos próximos anos. O filho 03 do presidente da República disse, ironicamente, que o governador paulista é um “isentão ensaboado” e “manja muito” sobre o assunto.

Em entrevista coletiva nessa terça-feira (25/06/2019), João Doria rebateu a afirmação de Bolsonaro, segundo quem há 99% de chances de o Grande Prêmio do Brasil de F-1 deixar o autódromo de Interlagos e ser realizado no Rio de Janeiro a partir de 2021.

“Sobrevoem a área, porque vocês não vão conseguir chegar. Não tem estrada para chegar lá. Só a cavalo. Aluguem um helicóptero ou aluguem drones. Não há nada. Absolutamente nada”, ironizou Doria sobre a proposta presidencial. O governador ainda comparou as gestões do Museu do Ipiranga, na capital paulista, e do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, atingido por um incêndio em setembro do ano passado.

A obra no Rio de Janeiro também é contestada em aspectos ambientais, pois poderia resultar na derrubada de 180 mil das 200 mil árvores espalhadas pela floresta do Camboatá.

Entenda
Em maio, Bolsonaro assinou um termo de cooperação com o objetivo de levar as provas de F-1 para o Rio de Janeiro. O estado pretende reconstruir uma pista que foi palco da competição na década de 1980, fechada há sete anos, localizada na região de Deodoro, zona oeste da cidade.

Com a medida, Doria e o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), se articularam para que a cidade não perca um dos seus eventos mais atrativos comercialmente. O governador afirmou que, no ano passado, os três dias de GP em Interlagos geraram 10 mil empregos.

No início da semana, Jair Bolsonaro afirmou que há 99% de chance de a F-1 ser transferida de São Paulo para o Rio de Janeiro a partir de 2021. O líder do Executivo aproveitou a oportunidade para alfinetar o governador, que pode ser um futuro concorrente durante as próximas eleições presidenciais.

“A imprensa diz que ele [Doria] será candidato a presidente em 2022. Então, tem que pensar no Brasil, e não no seu estado. Então, com toda a certeza, ele não vai se opor. Agora, se ele for candidato à reeleição, daí ele pode querer criar algum óbice ou oferecer algumas vantagens para que permaneça em São Paulo”, disse.

Compartilhar notícia