O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (foto em destaque), vai se filiar, nesta quarta-feira (26/5), ao Partido Liberal (PL). A sigla faz parte do chamado Centrão e, também, da base do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Após assumir o comando do governo do Rio, Castro tem mostrado alinhamento com Bolsonaro.
Hoje, o PL é presidido pelo ex-deputado federal Valdemar Costa Neto, condenado no esquema do mensalão. Quem também é filiada ao partido é Flávia Arruda (DF), ministra da Secretaria de Governo (Segov).
Até então, Cláudio Castro estava filiado ao Partido Social Cristão (PSC), do ex-governador Wilson Witzel.
Witzel deixou o governo do Rio de Janeiro após o Tribunal Especial Misto aprovar no último dia 30, de forma unânime, processo de impeachment. A Corte considerou o ex-chefe do Executivo fluminense culpado por crime de responsabilidade. O órgão havia sido afastado do cargo em agosto de 2020.
A cerimônia de filiação ocorrerá no fim desta tarde, às 17h, na sede nacional da legenda, no Complexo Brasil 21, em Brasília. O evento terá acesso restrito, segundo o PL. O uso de máscara é obrigatório.

Governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro Foto: Aline Massuca/Metrópoles

Cláudio Castro não estava no momento do ataqueAline Massuca/ Metrópoles

Governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro Aline Massuca/ Metrópoles

Governador do Rio em exercício, Cláudio Castro, circula pelas dependências do Palácio Guanabara sem máscaraAline Massuca/Metrópoles

Governador do Rio em exercício, Cláudio Castro, circula pelas dependências do Palácio Guanabara sem máscaraAline Massuca/Metrópoles

Claudio Castro era vice-governador do RioDivulgação Governo do Rio de Janeiro