metropoles.com

Gleisi diz que mercado conhece Lula: “Não tem que se preocupar”

Presidente do PT, Gleisi Hoffmann comentou fala de Lula sobre estabilidade fiscal não poder ser conquistada à custa da população

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
A presidente do PT e membro do governo de transição do presidente eleito Lula, Gleisi Hoffmann, fala em coletiva de imprensa ao ladoe de Aloizio Mercadante e outros políticos. Ela usa camisa branca e está diante de púlpito com microfones, no CCBB - Metrópoles
1 de 1 A presidente do PT e membro do governo de transição do presidente eleito Lula, Gleisi Hoffmann, fala em coletiva de imprensa ao ladoe de Aloizio Mercadante e outros políticos. Ela usa camisa branca e está diante de púlpito com microfones, no CCBB - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, disse nesta sexta-feira (11/11) que o mercado financeiro não precisa se preocupar com declarações do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o teto de gastos. Em coletiva à imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do gabinete de transição, Gleisi comentou a repercussão sobre uma fala de Lula de que estabilidade fiscal não pode ser conquistada à custa do sofrimento da população (leia mais abaixo).

Nessa quinta-feira (10/11), após o comentário do presidente eleito, o dólar fechou com alta de mais de 4%, a maior para um dia desde março de 2020. Analistas apontaram que um dos fatores foi a declaração de Lula.

Veja fotos da transição

0

Gleisi fala em espanto

“Nós recebemos [a reação do mercado] com espanto. Porque não sei o que o presidente Lula falou que pudesse ter uma variação tão grande no sentimento do mercado. Aliás, todos os indicadores de dólar voltaram à normalidade. Penso que foi um movimento especulativo. O que é muito ruim para o país”, disse a presidente do PT.

Na sequência, Gleisi acrescentou: “O mercado não tem que se preocupar. Conhece quem é o Lula, sabe como ele trabalha com as finanças públicas, a responsabilidade que tem, e também conhece o compromisso social que ele tem. Por que o espanto? Responsabilidade fiscal e responsabilidade social tem que ter, por nossa parte, a mesma visão de responsabilidade, mas nós jamais vamos abrir mão de ter a responsabilidade social colocada em primeiro lugar, porque nós estamos falando da vida das pessoas”.

Mercado fica nervoso à toa, diz Lula

Logo após a repercussão da fala de Lula no mercado financeiro, o petista disse que o setor “fica nervoso à toa”. “O mercado fica nervoso à toa. Eu nunca vi um mercado tão sensível como o nosso”, disse.

A reação do mercado veio após Lula ter uma agenda com políticos aliados, na qual chegou a se emocionar ao relatar que não esperava ver a volta da fome no país.

Na mesma fala, Lula questionou: “Por que as pessoas são levadas a sofrer por conta de garantir a tal da estabilidade fiscal neste país? Por que toda hora as pessoas falam que é preciso cortar gasto, que é preciso fazer superávit, que é preciso fazer teto de gasto? Por que as mesmas pessoas que discutem com seriedade o teto de gasto não discutem a questão social deste país?”.

Compartilhar notícia