metropoles.com

Fronteira do Brasil com Uruguai ficará fechada por mais 30 dias

Em março, devido à pandemia do coronavírus, governo brasileiro já havia determinado fechamento temporário das fronteiras com país vizinho

atualizado

Compartilhar notícia

Em portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (20/04), o governo federal prorrogou por mais 30 dias a proibição da entrada de estrangeiros uruguaios no Brasil.

O documento foi assinado pelos ministros Braga Netto (Casa Civil), Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública), Tarcísio Freitas (Infraestrutura) e Nelson Teich (Saúde).

Na última sexta (17/04), Bolsonaro havia defendido a reabertura das fronteiras com o Uruguai.

“Na minha opinião, [tem que] começar a abrir as fronteiras. Por que está fechada o Paraguai? É uma fronteira seca e não temos como fiscalizar. O mesmo o Uruguai”, disse o presidente em pronunciamento durante a posse de Teich como ministro da Saúde.

A prorrogação da restrição decorre por motivos sanitários relacionados aos riscos de contaminação e disseminação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Devido à pandemia, o governo brasileiro já havia determinado o fechamento das fronteiras com o Uruguai em 22 de março.

A restrição não se aplica a brasileiro, nato ou naturalizado; ao cônjuge ou companheiro uruguaio de brasileiro, nato ou naturalizado; ao uruguaio que tenha filho brasileiro; ao estrangeiro residente no Brasil; ao profissional estrangeiro em missão a serviço de organismo internacional, desde que devidamente identificado; e ao funcionário estrangeiro acreditado junto ao governo brasileiro.

Além disso, o documento não impede o livre tráfego do transporte rodoviário de cargas, na forma da legislação vigente; a execução de ações humanitárias transfronteiriças previamente autorizada pelas autoridades sanitárias locais; e o tráfego de residentes fronteiriços, mediante a apresentação de documento de residente fronteiriço ou outro documento comprobatório.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações