metropoles.com

Freixo entrega relatório da CPI das Milícias durante visita de Moro

O ministro da Justiça e Segurança Pública esteve na Câmara para apresentar aos deputados o Projeto de Lei Anticrime

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Twitter
WhatsApp Image 2019-02-07 at 14.36.45
1 de 1 WhatsApp Image 2019-02-07 at 14.36.45 - Foto: Reprodução/Twitter

O deputado federal Marcelo Freixo (PSol-RJ) entregou ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Milícias durante visita de Moro à Câmara. Nessa quarta-feira (6/2), ele fez uma apresentação aos deputados sobre o pacote de medidas anticrime a ser enviado para apreciação no Congresso.

O projeto de lei de Moro propõe modificações na legislação atual. O relatório estabelece que as milícias, assim como as facções que controlam o tráfico de drogas, são organizações criminosas. Freixo presidiu a CPI das Milícias, que funcionou na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) em 2008.

Ao entregar o relatório produzido pela comissão, o deputado do PSol pediu ao ministro que se atentasse para o fato de que a milícia ajuda a eleger pessoas. “É importante o senhor entender que a milícia ajuda a eleger gente. Elegeu gente no Senado, inclusive. Não esquece, não deixe de ler”, pediu o deputado, em vídeo divulgado no Twitter.

O deputado do PSol reclamou que não houve, durante a apresentação do ministro, oportunidade para que os deputados presentes pudessem apresentar questionamentos sobre as propostas do governo e se colocou à disposição para dialogar e prestar informações sobre o assunto.

O deputado defende que o combate às milícias exige medidas diferentes das que são pensadas para outras organizações criminosas, justamente pelo caráter político das organizações. Nesse sentido, para ele, o pacote de Moro não contempla esse tipo de enfrentamento. “Não podemos enfrentar as milícias da mesma forma que se combatem as facções narcotraficantes. A milícia tem projeto de poder, elege políticos e domina muitas áreas do Rio de Janeiro”, observou.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?