metropoles.com

Foto de Bolsonaro é substituída na galeria dos presidentes do Planalto

Quadro de Bolsonaro foi trocado por imagem em preto e branco. Foto oficial do presidente Lula (PT) deverá ser afixada no painel

atualizado

Compartilhar notícia

Flávia Said/Metrópoles
Galeria dos ex-presidentes da república já tem foto de Bolsonaro em preto e branco afixada no Palácio do Planalto - Metrópoles
1 de 1 Galeria dos ex-presidentes da república já tem foto de Bolsonaro em preto e branco afixada no Palácio do Planalto - Metrópoles - Foto: Flávia Said/Metrópoles

A foto oficial do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi trocada, na manhã desta segunda-feira (2/1), na galeria dos presidentes do Palácio do Planalto, espaço que expõe as fotografias de todos os brasileiros diplomados no cargo de presidente da República.

A foto oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi tirada na noite de domingo (1º/1) e deverá ser afixada no painel ao lado da imagem de Bolsonaro.

0

Lula assumiu no domingo, pela terceira vez, a Presidência da República. Quebrando a tradição, Bolsonaro não participou da cerimônia de posse e a faixa presidencial foi passada ao petista por um grupo de representantes da sociedade civil.

O grupo que assumiu a responsabilidade foi formado por um indígena, uma pessoa com deficiência, uma criança negra, representantes da cultura, trabalhadores e beneficiários de programas sociais criados durante os governos do PT.

A galeria dos presidentes fica no térreo do Palácio do Planalto, com imagens de todos os presidentes da República desde 1889. As imagens dos ex-presidentes ficam em preto e branco, e a do presidente em mandato costuma ser colorida. A fotografia de Michel Temer (MDB), que assumiu após o impeachment de Dilma Rousseff (PT), chamou a atenção quando foi afixada no painel, pois ele aparece em um ângulo mais aberto do que os antecessores.

Abaixo da fotografia de cada presidente, constam o nome, data de nascimento e, quando é o caso, da morte.

Agenda

A agenda de Lula nesta segunda está reservada para uma atenção maior aos representantes de governos internacionais que vieram até o Brasil para participar das solenidades. Lula terá 15 reuniões durante o dia, todas no Palácio do Itamaraty.

São presidentes, vice-presidentes, primeiros-ministros e um chefe de assembleia legislativa. Os encontros começam às 9h30, e o último está marcado para as 17h30.

Compartilhar notícia