metropoles.com

Flordelis vai acionar STF, caso Lira acelere processo de cassação

Defesa da parlamentar quer que deputados analisem processo de cassação somente após Flordelis ser julgada na Justiça

atualizado

Compartilhar notícia

Igor Estrela/Metrópoles
Flordelis; Segundo a ex-mulher de Anderson, antes de se casarem, o pastor e a deputada mantinham caso extraconjugal
1 de 1 Flordelis; Segundo a ex-mulher de Anderson, antes de se casarem, o pastor e a deputada mantinham caso extraconjugal - Foto: Igor Estrela/Metrópoles

A defesa da deputada federal Flordelis dos Santos (PSD-RJ) prepara entrar com um habeas corpus (HC) no Supremo Tribunal Federal (STF), caso o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), acelere o processo de cassação da parlamentar fluminense.

A pastora evangélica se movimenta para que os deputados avaliem o processo de cassação somente após ser julgada no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Ainda não há, contudo, data marcada para o julgamento.

Alvo de um processo de cassação na Câmara dos Deputados por decoro parlamentar, Flordelis é apontada pelo Ministério Público (MPRJ) e pela Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ) como mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019.

A deputada recorreu, na sexta-feira passada (2/7) – último dia possível do prazo –, à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara da decisão de cassação do mandato por quebra de decorro parlamentar imposta pelo Conselho de Ética da Casa. O colegiado aprovou, no último dia 8 de junho, a cassação, por 16 votos a um.

0

À CCJ, a defesa da pastora listou oito fatos que julga inidoneidade – entre eles, o cerceamento de defesa e a suspeição do relator Alexandre Leite (DEM-SP) – e pede a nulidade do processo “em face dos vícios”.

Os advogados de Flordelis temem que Lira acelere o processo da cantora na Câmara em uma tentativa de livrar o deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ) da cassação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?