metropoles.com

Fachin autoriza perícia nos áudios de Temer e Joesley

O pedido de Temer para suspender o inquérito será levado ao plenário do STF na próxima quarta (24/5)

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
edson fachin
1 de 1 edson fachin - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a perícia nos áudios que revelaram conversas entre o presidente Michel Temer e Joesley Batista, dono da JBS. A Polícia Federal (PF) deverá realizar a avaliação do material.

O pedido de Temer para suspender o inquérito no qual é investigado será levado ao plenário da Corte na próxima quarta (24/5). A sessão deve julgar a petição e tomar uma decisão.

Antes de Fachin determinar a perícia, Rodrigo Janot, procurador-geral da República, enviou uma manifestação ao STF na qual defende a continuidade do inquérito e reafirma a autenticidade dos áudios. Segundo Janot, a PGR fez uma avaliação técnica do material e constatou que “é audível, inteligível e apresenta uma sequência lógica e coerente, com características iniciais de confiabilidade”.

Temer fez discurso combativo e desqualificou os áudios
Em pronunciamento neste sábado (20), Temer discutiu a autenticidade dos áudios e disse ter havido edição no registro das conversas. O presidente ainda afirmou que Joesley Batista “cometeu o crime perfeito”. Em nota, o empresário da JBS defendeu que o conteúdo do material é legítimo.

Temer ainda pediu suspensão do inquérito aberto contra ele. A ação, formalizada no STF, investiga corrupção ativa, organização criminosa e obstrução da Justiça. Pela segunda vez em três dias, o presidente reafirmou que não deixará o cargo.

Mais inflamado, Temer atacou diretamente Joesley Batista, principal responsável pela delação premiada que tem abalado o governo do peemedebista.

“O autor do grampo está livre e solto, passeando pelas ruas de Nova York. O Brasil, que já tinha saído da mais grave crise de sua história, vive agora, sou obrigado a reconhecer, a incerteza. Ele [Joesley] não passou nenhum dia na cadeia, não foi preso, não foi julgado nem punido e, pelo jeito, não será.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?