Exército: comandante fala de missão cumprida e deseja liberdade em 23
Em mensagem a soldados do Exército, General Freire Gomes também desejou um 2023 “cheio de paz, união, liberdade e realizações”
atualizado
Compartilhar notícia
Em saudação de final de ano, o comandante do Exército Brasileiro, gereral Freire Gomes (foto em destaque), se disse com um forte sentimento de que a missão foi cumprida em 2022. Ele também desejou “paz, união, liberdade e realizações” no ano que vem.
“[O ano de] 2022 foi um ano intenso para todo o nosso Exército e, como sempre, vocês cumpriram inúmeras missões, nos mais distantes rincões do Brasil e do mundo”, disse o general, em vídeo publicado nessa sexta-feira (24/12) no YouTube.
A mensagem foi destinada aos soldados da Força.
“A confiança que a sociedade deposita em nossa Instituição é fruto do trabalho individual de todos, refletido na postura, na atitude e no respeito que o soldado impõe no cumprimento de suas missões”, afirmou Freire Gomes.
“A hierarquia, a disciplina e a coesão não são apenas pilares que sustentam uma instituição de Estado como a nossa. São marcas indeléveis que derivam dos nossos valores mais caros, que precisam ser cultivados todos os dias, da mesma forma que nossos veteranos fizeram antes de nós. Em um ano como o de 2022, esses valores foram, mais uma vez, postos à prova e mostraram para toda a sociedade que o Exército Brasileiro continua forte, disciplinado e unido em prol do nosso Brasil”, acrescentou ele.
Por fim, o comandante desejou um 2023 cheio de paz, união, liberdade e realizações.
Confira a mensagem:
Acampamentos
O vídeo não faz nenhuma menção a atos políticos. Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) estão há mais de 50 dias acampados em frente a quarteis do Exército país afora. Eles pedem intervenção da Força sobre o resultado das eleições deste ano. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito com mais de 59 milhões de votos.
Nas redes sociais, alguns bolsonaristas indicaram decepção com a mensagem do general.