metropoles.com

Evo Morales e outros presidentes prestigiam a posse de Bolsonaro

Como era esperado, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente do Chile, Sebastián Piñera, compareceram à cerimônia

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/NBR
Screenshot_10142
1 de 1 Screenshot_10142 - Foto: Reprodução/NBR

Depois de discursar para o público na Praça dos Três Poderes, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), recebeu autoridades internacionais no Palácio do Planalto. Como era esperado, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente do Chile, Sebastián Piñera, prestigiaram a cerimônia.

Surpreendeu, entretanto, a presença do presidente da Bolívia, Evo Morales, aliado do ex-presidente Lula. O sul-americano foi vaiado pelos presentes do lado de fora do salão.

Mais cedo, Morales postou no Twitter que acompanha o momento com a “convicção de que as relações Bolívia-Brasil têm raízes profundas de laços de irmandade e complementaridade” dos dois povos. “Somos sócios estratégicos que miram o mesmo horizonte da #PátriaGrande”, acrescentou o líder boliviano, usando a hashtag.

Reprodução/NBR
Michelle Bolsonaro, Hamilton Mourão, Paula Mourão, Ernesto Araújo e Maria Eduarda de Seixas Correia também participaram do protocolo

 

 

Confirmado pelo Itamaraty, dentre os 11 chefes de Estado que compareceriam à posse, o presidente do Peru, Martín Vizcarra, deixou antecipadamente o Brasil, às 8h desta terça-feira, porque dois promotores responsáveis pela chamada Operação Lava Jato peruana foram destituídos. A operação apura supostas doações ilegais da construtora brasileira Odebrechet a políticos do país.

Desconvidados
No mês de dezembro, Bolsonaro ordenou que os convites da posse enviados aos chefes de Estado da Venezuela, Nicolas Maduro, e de Cuba, Miguel Díaz-Canel, fossem desfeitos. No Twitter, o militar escreveu que não iria convidar líderes de “regimes que violam as liberdades de seus povos” para a posse.

Os países da América do Sul Paraguai, Uruguai e Bolívia também enviaram seus presidentes para o evento. Na fila de cumprimentos, acompanharam o militar, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, o vice-presidente, Hamilton Mourão, e sua esposa, Paula Mourão. O chanceler Ernesto Araújo e a embaixatriz Maria Eduarda de Seixas Correia também participaram do protocolo. Às 19h, será oferecido um jantar, no Palácio Itamaraty, aos chefes de Estado que vieram ao Brasil presenciar a cerimônia de transmissão de cargo a Jair Bolsonaro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?