Embaixador da China posta foto com Bolsonaro e sinaliza aproximação

Ying Wanming postou uma série de imagens para comemorar seus 57 anos. Em uma delas, o diplomata aparece ao lado de Jair Bolsonaro

atualizado 30/03/2021 14:08

Embaixador da china posta foto com BolsonaroReprodução/ Twitter

Yang Wanming, embaixador da China no Brasil, comemorou seus 57 anos nesta terça-feira (30/3) com uma série de publicações em sua página do Twitter. Em uma das fotos, o diplomata aparece ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Hoje é o meu aniversário de 57 anos, com os últimos dois trabalhando no Brasil. Queria aproveitar para agradecer a todos os meus amigos, chineses e brasileiros, pelo seu entendimento e apoio valioso. Desejo a todos grandes sucessos no futuro!!”, escreveu na legenda.

Yang Wanming já protagonizou uma série de embates públicos com o governo federal. Um deles foi com deputado federal e filho de Bolsonaro, Eduardo (PSL-SP). Na ocasião, o parlamentar culpou a China pela pandemia da Covid-19 e acusou o país de esconder a gravidade da doença da comunidade internacional.

Pouco depois, Wanming publicou uma mensagem em tom irônico a Eduardo, dizendo que ele “contraiu, infelizmente, vírus mental, que está infectando a amizades entre os nossos povos”.

Além disso, o governo brasileiro pediu à China, em março e em novembro de 2020, a troca do embaixador chinês no Brasil. O país ignorou os pedidos brasileiros e manteve o diplomata no posto. As solicitações foram feitas logo após os conflitos entre a embaixada e Eduardo Bolsonaro.

Os pedidos do governo Bolsonaro foram feitos em sigilo. A China não deu uma resposta formal. Mas fez chegar ao Ministério das Relações Exteriores a mensagem de que Yang Wanming tinha boa reputação no país asiático.

0

Últimas notícias