metropoles.com

Embaixada dos EUA diz confiar em eleições após reunião com Bolsonaro

Nessa segunda (18/7), presidente Jair Bolsonaro promoveu encontro com diplomatas estrangeiros para voltar a questionar sistema eleitoral

atualizado

Compartilhar notícia

Clauber Cleber Caetano/PR
Jair Bolsonaro em apresentação para embaixadores
1 de 1 Jair Bolsonaro em apresentação para embaixadores - Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

A embaixada dos Estados Unidos do Brasil reiterou nesta terça-feira (19/7), em comunicado divulgado à imprensa, a confiança no sistema eleitoral brasileiro.

A nota (leia a íntegra abaixo) foi veiculada um dia após o encarregado de negócios da embaixada norte-americana, Douglas Koneff, participar de encontro promovido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), no qual o chefe do Executivo brasileiro voltou a levantar suspeitas sobre a urna eletrônica.

“Os Estados Unidos confiam na força das instituições democráticas brasileiras. O país tem um forte histórico de eleições livres e justas, com transparência e altos níveis de participação dos eleitores”, diz trecho do comunicado.

Na declaração à imprensa, a embaixada ainda disse estar confiante de que as eleições de outubro deste ano “vão refletir a vontade do eleitorado” e que o atual sistema de urnas eletrônicas “servem como modelo para as nações do hemisfério [Norte] e do mundo”.

0

Reunião com diplomatas

Nessa segunda-feira (18/7), o presidente Jair Bolsonaro recebeu cerca de 40 diplomatas estrangeiros para falar sobre a segurança das urnas eletrônicas.

No encontro com embaixadores, que ocorreu no Palácio da Alvorada e contou com a estrutura do governo para divulgação, o chefe do Executivo federal repetiu argumentos já desmentidos por órgãos oficiais e reiterou que as eleições deste ano devem ser “limpas” e “transparentes”.

Logo após o fim do evento com embaixadores, o próprio presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Edson Fachin, disse, sem citar Bolsonaro, que muitos “buscam, sem muito disfarce, diluir a própria República e a constitucionalidade”.

Leia a íntegra da nota divulgada pela embaixada

“Como já declaramos anteriormente, as eleições no Brasil são para os brasileiros decidirem. Os Estados Unidos confiam na força das instituições democráticas brasileiras. O país tem um forte histórico de eleições livres e justas, com transparência e altos níveis de participação dos eleitores. 

As eleições brasileiras, conduzidas e testadas ao longo do tempo pelo sistema eleitoral e instituições democráticas, servem como modelo para as nações do hemisfério e do mundo. 

Estamos confiantes de que as eleições brasileiras de 2022 vão refletir a vontade do eleitorado. Os cidadãos e as instituições brasileiras continuam a demonstrar seu profundo compromisso com a democracia. À medida que os brasileiros confiam em seu sistema eleitoral, o Brasil mostrará ao mundo, mais uma vez, a força duradoura de sua democracia.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações