Antes de reunião com Bolsonaro, Lira pede debate “mais frio” na Câmara

Encontro com presidentes dos Três Poderes está marcado para a manhã desta quarta (24/3), no Alvorada, para tratar de ações contra pandemia

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Sessão da Câmara dos Deputados
1 de 1 Sessão da Câmara dos Deputados - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Ao abrir a sessão da Câmara, nesta terça-feira(23/3), o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), pediu que os deputados evitassem fazer da Câmara um espaço de crítica ao governo e adotassem um tom mais “frio, imparcial” sobre a pandemia. Lira apontou que as soluções em relação à crise devem ser buscadas “com menos ideologia” e com “menos política”.

“Precisamos adotar providências para situações que vivenciamos estes dias para darmos um rito diferente para essas duas próximas semanas. Estamos vivendo  com algumas situações que penso que a Câmara pode dar a sua contribuição para um debate mais coerente, mais frio, mais imparcial, mais resolutivo, com menos ideologia, com menos política para essa crise que o povo brasileiro passa”, disse Lira.

O recado do líder do chamado Centrão teve a oposição como endereço.

Partidos contrários ao governo, em reunião realizada na segunda (22/3), decidiram obstruir todas as votações que não fossem diretamente relacionadas à obtenção de vacinas, insumos ou viabilizar o atendimento à população.

A decisão foi tomada em meio à comoção pela morte do senador Major Olímpio (PSL-SP), semana passada.

Deputados chegaram a cobrar de Lira uma postura mais ofensiva diante da inabilidade de Bolsonaro ao lidar com a crise.

Ao dar início à sessão, Lira prometeu fazer um relato aos líderes de reuniões que tem feito na busca de soluções. “Posições político-partidárias e ideológicas não devem ser norte para a gestão dessa crise”, disse Lira.

Na pauta desta terça estão o Projeto de Lei 266/2020, que trata das contratações para hospitais universitários, e o Projeto 5.043/2020, sobre o teste do pezinho.

Pressão

A tentativa de Lira de esfriar os ânimos também decorre de pressão feita sobre o presidente Jair Bolsonaro para uma definição sobre o ministro da Saúde. Em resposta do Planalto a essa pressão, o médico Marcelo Queiroga, anunciado na semana passada, acabou tomando posse poucas horas antes em cerimônia fechada.

Além disso, Lira e o presidente do Senado,  Rodrigo Pacheco (DEM-MG), ambos eleitos com o apoio de Bolsonaro, participarão de reunião com o presidente nesta quarta (24/3), com a presença ainda do titular do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, quando vão discutir soluções para a crise.

 

Antes de reunião com Bolsonaro, Lira pede debate “mais frio” na Câmara - destaque galeria
4 imagens
Presidente Bolsonaro, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco durante coletiva no Palácio do Planalto
Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL)
Câmara dos Deputados
Plenário da Câmara dos Deputados
1 de 4

Plenário da Câmara dos Deputados

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Presidente Bolsonaro, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco durante coletiva no Palácio do Planalto
2 de 4

Presidente Bolsonaro, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco durante coletiva no Palácio do Planalto

Mariana Costa/Metrópoles
Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL)
3 de 4

Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL)

Igor Estrela/Metrópoles
Câmara dos Deputados
4 de 4

Câmara dos Deputados

Igo Estrela/Metrópoles

 

Vacinas e insumos

Um dos pedidos a serem levados a Bolsonaro no encontro é a possibilidade de criação de um fast track para acelerar a importação de insumos hospitalares usados em pacientes internados com Covid-19, além de ajustes na lei sancionada há duas semanas que permite a compra de vacinas pela iniciativa privada, no sentido de possibilitar o fornecimento de imunizantes, por parte de empresários, a seus funcionários.

Outro pedido a ser levado pelos presidentes da Câmara e do Senado é a possibilidade de zerar a alíquota de insumos para o tratamento da Covid.

Pane

Nesta terça, foi o primeiro dia de sessões totalmente remotas no plenário e nas comissões, determinadas após a morte do senador major Olimpio. O sistema que permite a participação dos parlamentares a distância sofreu uma pane e as reuniões dos colegiados foram suspensas.

A reunião do Conselho de Ética foi retomada nesta tarde, mas os trabalhos da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) continuaram suspensos.

Já a sessão do plenário da Casa transcorre normalmente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?