metropoles.com

Em discurso com tom eleitoral, Lula chama Bolsonaro de “gângster”

Lula discursava na cerimônia de anúncio da realização da 30º Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, quando se referiu a Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/TV Brasil
Captura de tela 2023-06-17 152601
1 de 1 Captura de tela 2023-06-17 152601 - Foto: Reprodução/TV Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de “gângster” e “vagabundo” neste sábado (17/6). Os insultos foram feitos durante discurso na cerimônia de anúncio da realização da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30) no município de Belém, em 2025.

“Quando resolvi me candidatar a presidente da República outra vez, eu sabia o que eu ia enfrentar. Não sei se vocês têm dimensão, mas entre desoneração, isenção e distribuição de dinheiro, foram gastos nesse país R$ 300 bilhões para que o gângster que tivesse lá continuasse governando este país. Eles jamais imaginavam que poderiam entregar de novo o governo para a democracia”, disse Lula à plateia, em Belém.

Ao fim do discurso, quando anunciava ações que pretende promover nos próximos meses, o petista completou: “Eu vou trabalhar 24 horas por dia. Vou viajar mais porque esse país não merece um vagabundo que não vai ao Palácio do Planalto para governá-lo. Esse país merece alguém que trabalha e que não minta”.

A fala de Lula repete o ex-mandatário do país, uma vez que em setembro de 2022, ainda durante a campanha eleitoral, Bolsonaro também se referiu ao petista como “gângster”.

“O Lula é um gângster. Esse cara vai voltar à cena do crime junto com o [Geraldo] Alckmin? Você pode ver, quem vão ser os ministros do Lula? Imagina o Lula eleito, quem serão os ministros do Lula? Serão bandidos. Ele só tem amigo bandido. Raramente alguém presta naquele grupo de amizade ali do Lula. Esse pessoal é que você quer que volte para o governo? Vai colocar o Zé Dirceu para a Casa Civil ou não vai? Vai colocar esse time de gente para lá, que não tem qualquer compromisso com a coisa pública, compromisso com a família, compromisso com a liberdade”, afirmou Bolsonaro na ocasião.

Compromissos no Pará

Lula desembarcou em Belém na noite de sexta-feira (17/6), para uma intensa agenda na Região Norte. Após a entrega dos residenciais, ele voltou para Belém, onde participou  da cerimônia de anúncio da realização da COP 30 no município de Belém, em 2025.

No local, o mandatário também assinou a ordem de serviço para início das obras do Porto Futuro II, região portuária de Belém. Em seguida, o presidente participou de um almoço oferecido pelo governador do estado do Pará, Helder Barbalho e chega em Brasília no fim do dia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?