metropoles.com

Deputados derrubam veto e permitem perdão a dívidas de igrejas

Na ocasião, equipe econômica estimou que impacto seria na ordem de R$ 1 bilhão. Bolsonaro vetou, sugerindo aos parlamentares que derrubassem

atualizado

Compartilhar notícia

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Pacheco_Pablo ValadaresCâmara dos Deputados
1 de 1 Pacheco_Pablo ValadaresCâmara dos Deputados - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Por acordo, os deputados federais derrubaram, nesta quarta-feira (17/3), em sessão do Congresso Nacional, o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao dispositivo que impedia o perdão de dívidas tributárias contraídas por templos religiosos.

Este veto foi alvo de polêmica entre Bolsonaro e a bancada evangélica. O presidente vetou em setembro de 2020 o perdão da dívida das igrejas a pedido da equipe econômica, mas sugeriu a parlamentares da bancada que derrubassem o veto.

Devido à pandemia de Covid-19, a sessão do Congresso ocorre em duas fases: primeiro, somente com deputados; depois, com os senadores. A decisão ainda precisa ser confirmada pelo Senado.

O artigo que havia sido vetado por Bolsonaro concede isenção às igrejas em relação ao pagamento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e às multas por não quitação do tributo. Na ocasião, o Ministério da Economia estimou que o perdão seria na ordem de R$ 1 bilhão.

0

Há vetos publicados com mais de 30 dias e, portanto, trancam a pauta de votação do Congresso, o que prejudicaria a votação do Orçamento, prevista para 24 de março.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?