metropoles.com

Depois do DEM, Solidariedade abandona Baleia e amplia favoritismo de Lira

Dos 14 deputados da bancada, ao menos 11 devem votar no candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Najara Araujo/Câmara dos Deputados
Zé Silva_Najara Araujo-Câmara dos Deputados
1 de 1 Zé Silva_Najara Araujo-Câmara dos Deputados - Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

A bancada do Solidariedade, com 14 deputados, decidiu, nesta segunda-feira (1°/2), não aderir a bloco algum e liberou a bancada. O partido, que no início estava junto ao bloco do Arthur Lira (PP-AL) e, semanas atrás, optou por ingressar no de Baleia Rossi (MDB-SP), agora ficará independente, o que representa novo revés ao emedebista e ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

A eleição da presidência da Câmara dos Deputados será realizada a partir das 19h desta segunda-feira (1°/2). Ao menos 11 deputados do partido devem votar no candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O líder do Solidariedade, deputado Zé Silva (MG), disse que tinha o aval da bancada para aderir a qualquer um dos blocos – embora, nos bastidores, os deputados estivessem livres para votar em quem quisessem –, mas com o prazo expirado não houve adesão.

“Ficamos fora de bloco, ficamos livre. A bancada autorizou como líder a aderir um bloco, quando expirou prazo às 12h não recebemos o código e não aderimos a nenhum”, afirmou Silva. Questionado se iria recorrer, o deputado disse que não.

Solidariedade havia sinalizado no fim do ano que seguiria com Lira, mas, diante da pressão do presidente nacional da legenda, Paulinho da Força (SP), a Executiva do partido optou por aderir ao bloco de Rossi, o que não se efetivou na prática.

A decisão do Solidariedade é mais um revés para Baleia, após o DEM anunciar, na noite de domingo (31/1) que abandonaria bloco de apoio ao emedebista e liberaria o voto da bancada. As duas defecções no bloco de apoio ao candidato do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), amplia o favoritismo do líder do Centrão, Arthur Lira (PP-AL).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?