metropoles.com

Depois de Maia, Alcolumbre e Anastasia pedem desculpas à China

Para o presidente e o vice do Senado, “nenhum obstáculo” vai separar os povos no combate de uma doença “tão intensa e arrasadora”

atualizado

Compartilhar notícia

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e o vice-presidente da casa, Antonio Anastasia (PSD-MG), enviaram ofício de desculpas ao governo chinês pela fala do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL), que culpa o Partido Comunista Chinês pela pandemia do coronavírus.

“Como arrimo na sólida parceria já existente entre o Brasil e China, apresento a Vossa Excelência e a todo o povo chinês, em meu nome e do Congresso Nacional, nosso respeito, solidariedade e também nossas desculpas”, pontuou o documento.

A manifestação dos representantes do Senado brasileiro afirma que “nenhum obstáculo” vai separar os povos no combate de uma doença “tão intensa e arrasadora”. Anastasia ressaltou o fato de que encaminhava o documento em nome de Alcolumbre, afastado por estar com Covid-19, e informou que o senador seguirá em quarentena para combater essa “grave enfermidade”.

“A experiência adquirida pela China será de fundamental importância para o combate, no Brasil e no mundo”, continuou.

Na madrugada desta quinta-feira (19/03), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, também pediu desculpas pela fala de Eduardo Bolsonaro. Pelo Twitter,  ele disse que a atitude não condiz com a relação entre os países.

Confira a íntegra do documento

Ofícios à China Assinados by Lourenço Flores on Scribd

Tudo começou quando o filho “03” do presidente Jair Bolsonaro retuitou a postagem de um seguidor chamado Rodrigo da Silva. A mensagem replicada por Eduardo Bolsonaro, a quem o presidente desejava indicar para ser o embaixador do Brasil nos Estados Unidos, afirma que “a culpa pela pandemia do coronavírus” é do Partido Comunista Chinês. Eduardo também afirma que “quem assistiu” à minissérie Chernobyl vai entender o que aconteceu. “Substitua a usina nuclear pelo coronavírus e a ditadura soviética pela chinesa”, postou o parlamentar.

A postagem provocou reação quase instantânea do embaixador da China no Brasil, Yang Wanming. Na conta pessoal no Twitter e na da embaixada, o representante asiático mostrou inconformidade com o gesto do parlamentar brasileiro.

“A parte Chinesa repudia veementemente suas palavras, e exige que as retire imediatamente e peça uma desculpa ao povo chinês“, escreveu Wanming. Em outra postagem, disse que, ao voltar da viagem a Miami (EUA), Eduardo contraiu “vírus mental” que estaria “infectando a amizade” entre Brasil e China. Informa, ainda, que vai protestar junto ao Itamaraty e à Câmara dos Deputados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?