metropoles.com

Defesa de Lula avalia reação a pedidos para ele voltar à prisão

Uma petição foi apresentada pelo MBL e outra por parlamentares do PSL. Lula é apontado por incitar a violência em discurso ao sair da cadeia

atualizado

Compartilhar notícia

Pedro Vilela/Getty Images
Former President Lula of Brazil Makes a Speech at the Sindicato dos Metalurgicos do ABC After Being Released from Prison
1 de 1 Former President Lula of Brazil Makes a Speech at the Sindicato dos Metalurgicos do ABC After Being Released from Prison - Foto: Pedro Vilela/Getty Images

A banca de advogados que defende o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está reunida na tarde desta terça-feira (12/11/2019) avaliando ações para se contrapor a dois pedidos de prisão para o ex-presidente já apresentados.

Uma das petições foi protocolada por parlamentares do PSL, senador Major Olímpio (SP) e pelos deputados Sanderson (RS) e Carla Zambelli (SP), na segunda-feira (11/11/2019). Outra foi apresentada pelo Movimento Brasil Livre (MBL), nesta terça-feira (12/11/2019).

Os dois pedidos apontam que Lula teria incitado a violência ao falar, logo após deixar a prisão, em Curitiba, que os brasileiros deveriam “seguir o exemplo do povo do Chile” e “atacar e não apenas se defender”.

Os pedidos também se referem ao ex-ministro e deputado cassado José Dirceu. De acordo com o documento apresentado pelo MBL, Dirceu também incita a violência ao dizer que está agora em uma “trincheira de luta”.

“Eu estava na trincheira da prisão. Agora estou aqui de novo na trincheira da luta. Agora não é a do Lula livre. Agora é para nós voltarmos e retomarmos o governo do Brasil. E para isso nós precisamos deixar claro que nós somos petistas, de esquerda e socialistas. Nós somos o contrário do que esse governo está fazendo”, afirmou Dirceu depois de deixar a prisão. O trecho foi destacado no pedido do MBL.

O MBL postou a seguinte mensagem nesta terça-feira: “Lula mal saiu da cadeia e já está querendo colocar fogo no país. Pedimos ao MPF a prisão preventiva do maior bandido da nossa história”.

As falas de Lula também incomodaram o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), que ameaçou utilizar a Lei de Segurança Nacional contra o ex-presidente. A iniciativa foi cogitada por Bolsonaro após Lula ter prometido rodar o país denunciando o “desmonte do Estado e a perda da soberania nacional promovidos pela atual gestão”. A declaração foi dada em entrevista ao site O Antagonista.

“Temos uma Lei de Segurança Nacional, que está aí para ser usada. Alguns acham que os pronunciamentos, as falas desse elemento, que por ora está solto, infringem a lei. Agora, nós acionaremos a Justiça quando tivermos mais do que certeza de que ele está nesse discurso para atingir os seus objetivos”, disse Bolsonaro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?