metropoles.com

Cúpula do Mercosul virtual adia encontro de Bolsonaro e Fernández

Chancelaria argentina mudou o formato do encontro “diante da situação sanitária que afeta os países da região”

atualizado

Compartilhar notícia

Casa Rosada/Divulgação
Fernandez-Bolsonaro
1 de 1 Fernandez-Bolsonaro - Foto: Casa Rosada/Divulgação

O Ministério das Relações Exteriores da Argentina anunciou, neste sábado (13/3), que a Cúpula do Mercosul, marcada para 26 de março, em Buenos Aires, capital argentina, será virtual “diante da situação sanitária que afeta os países da região”.

O evento que marcará os 30 anos do lançamento do bloco estava previsto para ocorrer de modo presencial e marcaria o primeiro encontro entre os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e da Argentina, Alberto Fernández.

O comunicado da chancelaria argentina diz ainda que essa decisão visa a proteção a saúde dos participantes, ao mesmo tempo em que trabalha para que “o encontro de presidentes e chanceleres possa se concretizar em condições corretas, proporcionando o diálogo e o intercâmbio de ideias entre as nações”.

A Argentina exerce a presidência pró-tempore do bloco, que também tem como integrantes plenos Brasil, Paraguai e Uruguai. A Venezuela está suspensa. Outros sete países sulamericanos são membros associados.

0

O governo argentino anunciou na última semana que vai reduzir voos com destino a alguns países, entre eles o Brasil, em resposta às novas variantes da Covid-19. A possibilidade de fechamento das fronteiras não está descartada.

A relação entre Bolsonaro e Fernández é marcada por distanciamento e tensão. O brasileiro fez campanha para o ex-presidente argentino Maurício Macri, que foi derrotado por Fernández em 2019, e cumprimentou o eleito pela vitória. O argentino, por sua vez, já fez diversos gestos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), adversário de Bolsonaro.

Os presidentes brasileiro e argentino se reuniram apenas uma vez, virtualmente, no final de novembro passado – um ano após a eleição de Fernández. Na ocasião, de acordo com a Casa Rosada, o argentino pediu a Bolsonaro que deixassem as diferenças políticas de lado em prol do fortalecimento do Mercosul.

Procurados, Ministério das Relações Exteriores e Palácio do Planalto disseram que foram informados da decisão. O Planalto confirmou o cancelamento da viagem do brasileiro à Buenos Aires.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?