metropoles.com

Cunha Lima diz que pedirá inclusão da Lava Jato no impeachment

Segundo o senador, a operação da Polícia Federal não foi incluída no processo aceito pela Câmara dos Deputados porque teria havido um “acordo parcial” entre Dilma e Cunha

atualizado

Compartilhar notícia

PSDB/Divulgação
cássio cunha lima
1 de 1 cássio cunha lima - Foto: PSDB/Divulgação

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) afirmou nesta sexta-feira (29/4) que irá solicitar que os fatos referentes à Operação Lava Jato sejam acrescentados ao processo de impeachment, cuja admissibilidade será analisada pelo Senado. Até agora, a acusação é baseada nos atrasos de pagamentos do Tesouro Nacional a bancos públicos referentes a subvenções de crédito agrícola – as chamadas “pedaladas fiscais” – e a edição de decretos de suplementação orçamentária sem autorização do Congresso.

“Há uma nítida intenção da defesa da presidente Dilma Rousseff em restringir a acusação. Vamos pedir que a Operação Lava Jato seja incluída no processo. A exclusão da operação do processo na Câmara dos Deputados foi fruto de um acordo parcial entre Dilma e (o presidente da Casa) Eduardo Cunha (PMDB-RJ), porque ambos não tinham interesse que a Operação Lava Jato entrasse no debate”, acusou Cunha Lima na Comissão Especial do Impeachment do Senado.

O advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, respondeu que incluir novos fatos – classificados por ele como genéricos – no processo agora impossibilitaria a atuação da defesa da presidente. “Qual é a acusação da Lava Jato contra Dilma? Qual é o inquérito contra ela?”, questionou. “Teríamos então um processo “kafkiano” em que nunca se sabem ao certo quais são as acusações”, completou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?