metropoles.com

CPI: senadores entregam relatório e discutem fake news com Moraes

Parlamentares também conversaram sobre pedido de ação contra o presidente Jair Bolsonaro por declaração vinculando vacinas à aids

atualizado

Compartilhar notícia

Rosinei Coutinho/SCO/STF
CPI da Covid-19_STF
1 de 1 CPI da Covid-19_STF - Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Um dia após aprovar o relatório final da CPI da Covid-19, os senadores da comissão entregaram, nesta quarta-feira (27/10), uma cópia do documento ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do Inquérito das Fake News na Corte.

O documento aprovado pela CPI, na noite dessa terça-feira (26/10), contém 80 pedidos de indiciamentos, de 78 pessoas – entre elas, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e os filhos Flávio, Carlos e Eduardo Bolsonaro – e duas empresas.

O vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse que o grupo também conversou com Moraes sobre questões relativas a fake news.

“Viemos agradecer o compartilhamento de informações sobre fake news, dar notícia sobre os dois depoimentos que recolhemos de [empresários bolsonaristas Luciano] Hang e [Otávio] Fakhoury e sobre medida cautelar que interpusemos sobre a última live do presidente da República [em que ele associou vacinas contra a Covid à aids], a qual o ministro nos informou que já está sobre a mesa para os devidos despachos”, afirmou o senador.

Antes, os parlamentares estiveram na Procuradoria-Geral da República (PGR) e entregaram as conclusões da CPI ao procurador-geral da República, Augusto Aras.

Os parlamentares também devem entregar, nesta quarta-feira, uma cópia do relatório ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Eles querem articular a tramitação de propostas legislativas contidas no relatório.

0

Os senadores planejam realizar um calendário de entregas de relatórios aos órgãos competentes para, assim, dar prosseguimento às investigações conduzidas pela comissão, como os ministérios públicos de São Paulo e do Rio de Janeiro, Procuradoria da República do Distrito Federal e o Tribunal Penal Internacional.

A comitiva é composta pelo vice-presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), pelo relator, Renan Calheiros (MDB-AL), e pelos senadores Otto Alencar (PSD-BA), Humberto Costa (PT-PE), Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Simone Tebet (MDB-MS) e Fabiano Contarato (Rede-ES). O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), participou apenas da agenda na PGR.

Compartilhar notícia