metropoles.com

Covid: Senado aprova MP que libera compra de vacinas por empresas

A medida também revoga a obrigatoriedade de doação, ao Sistema Único de Saúde (SUS), de parte dos estoques comprados pela iniciativa privada

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
vacinação de crianças em goiânia
1 de 1 vacinação de crianças em goiânia - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (25/10), a medida proviória que libera compra de vacinas contra Covid-19 pela iniciativa privada. A MP foi aprovada pela Câmara dos Deputados no último mês e tinha até o dia de hoje para não perder a validade. Agora, o texto segue para a promulgação.

Os deputados e senadores decidiram não alterar a proposta encaminhada pelo Executivo.

A medida também revoga a obrigatoriedade de doação, ao Sistema Único de Saúde (SUS), de parte dos estoques comprados pela iniciativa privada. O repasse era previsto pela lei aprovada durante a pandemia, que determinava que as empresas precisariam doar, obrigatoriamente, ao menos 50% ao Sistema Único de Saúde (SUS) e o restante das doses deveriam ser utilizadas de forma gratuita.

Ao ser editada pelo governo federal foi argumentado que a vacinação no país atingiu doses suficientes para contemplar 100% dos grupos prioritários. Além disso, o Ministério da Saúde mantém contrato com a Pfizer para compra de 100 milhões de doses e a possibilidade de compra adicional de 50 milhões.

O Executivo também argumenta que há em curso a vacinação com dose de reforço para toda a população acima de 18 anos, além da imunização de crianças acima de 5 anos e da aplicação da segunda dose de reforço, ou quarta dose, para a população acima de 70 anos. Ainda segundo o governo, há cerca de 70 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 em estoque, “o que traz segurança para a continuidade da vacinação no Brasil adicional aos contratos já assinados para o ano de 2022”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?