metropoles.com

Senador pede abertura de CPI para apurar casos de assédio eleitoral

Número de denúncias disparou após o primeiro turno das eleições. Ministério Público já recebeu mais de 900 notificações

atualizado

Compartilhar notícia

Jefferson Rudy/Agência Senado
Imagem colorida mostra plenário do Senado Federal do Brasil - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra plenário do Senado Federal do Brasil - Metrópoles - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Alexandre Silveira (PSD-MG) protocolou, neste sábado (22/10), um requerimento para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de apurar denúncias de assédio eleitoral a favor do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). Silveira pede que os casos sejam investigados no prazo de 90 dias.

No documento, o parlamentar cita o caso de um frigorífico em Minas Gerais, onde os funcionários foram obrigados a vestir camisetas com slogan do atual mandatário.

“O Ministério Público do Trabalho e a Justiça Eleitoral têm se envolvido na apuração destes crimes. No entanto, o esforço conjunto de todos os órgãos de controle da sociedade brasileira será de grande valia para investigar a questão fundo”, justifica o senador no pedido.

Para instalar a CPI são necessárias 27 assinaturas de senadores. Depois, o documento deve ser lido em plenário pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Assédio eleitoral

Em 19 dias, 988 pessoas procuraram o Ministério Público do Trabalho (MPT) para denunciar assédio eleitoral. Os relatos envolvem coação para votar em algum candidato específico, uso de camisas de cores do postulante e ameaça de perda de emprego ou de que o estabelecimento feche as portas em caso de vitória de um ou outro postulante.

Até 2 de outubro, quando ocorreu o primeiro turno das eleições gerais de 2022, 52 ilícitos tinham sido informados ao MPT. Hoje, a quantidade chega a 988, quase 20 vezes mais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?