metropoles.com

Covid-19: Bolsonaro é denunciado por genocídio no Tribunal de Haia

Coalização que representa mais de um milhão de profissionais da saúde brasileiros diz que presidente cometeu falhas “graves e mortais”

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi denunciado neste domingo (26/7) por crimes contra a humanidade e genocídio no Tribunal de Haia, o órgão judiciário da Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com o colunista Jamil Chade, do UOL, a denúncia partiu de uma coalização que representa mais de um milhão de profissionais da saúde brasileiros, a Rede Sindical Brasileira UNISaúde.

A entidade aponta que o presidente cometeu “falhas graves e mortais” na forma como conduz as ações de combate ao novo coronavírus. “No entendimento da coalizão, há indícios de que Bolsonaro tenha cometido crime contra a humanidade durante sua gestão frente à pandemia, ao adotar ações negligentes e irresponsáveis, que contribuíram para as mais de 80 mil mortes pela doença no país”, justifica.

Na denúncia, a coalizão acusa o chefe do Executivo de “menosprezo, descaso, negacionismo” que contribuiu para o aumento do número de casos e o colpaso no sistema de saúde.

“É urgente a abertura de procedimento investigatório junto a esse Tribunal Penal Internacional, para evitar que, dos 210 milhões de brasileiros, uma parcela possa se salvar das consequências desastrosas dos atos irresponsáveis do senhor presidente da República”, pede a coalização.

0

Esta não é a primeira denúncia contra Bolsonaro no Tribunal de Haia. Em abril deste ano, uma representação foi protocolada pela Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) pela forma como o presidente conduz o país na pandemia de Covid-19.

A entidade classificou como violações os pronunciamentos de Bolsonaro que pediam o fim do isolamento social, a participação em manifestações de rua e a publicação de um decreto que tornava igrejas e casas lotéricas como atividades essenciais.

No mês passado, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) também apresentou uma denúncia contra o presidente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações