metropoles.com

Congresso promulga emenda que aumenta recursos para municípios

União deverá repassar para os municípios 23,5% da arrecadação com o Imposto de Renda e com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)

atualizado

Compartilhar notícia

Waldemir Barreto/Agência Senado
Pacheco_Congresso
1 de 1 Pacheco_Congresso - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O Congresso Nacional promulgou, nesta quarta-feira (27/10), a Emenda Constitucional n° 112/21, que aumenta em 1% os repasses da União para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A Proposta de Emenda à Constituição 29/17, que deu origem à emenda, foi aprovada na Câmara dos Deputados no início de outubro.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), e o ex-senador Raimundo Lira (PSD-PB), primeiro relator da PEC, participaram, ao lado do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), da sessão de promulgação. Diversos prefeitos prestigiaram a cerimônia.

O texto estipula que União deverá repassar para os municípios 23,5% da arrecadação com o Imposto de Renda e com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Atualmente, são destinados 22,5%. O 1% adicional deverá ser depositado no FPM no início de setembro de cada ano, a partir de 2022.

Contudo, o aumento do repasse será gradativo, ao longo dos quatro primeiros anos da vigência da nova fórmula. No primeiro biênio, o repasse será de 0,25% a mais da receita. No terceiro ano, de 0,5% e do quarto ano em diante, de 1%.

Em 2020, o total transferido por meio do FPM foi de R$ 87 bilhões. Até setembro de 2021, o total repassado foi de R$ 78 bilhões.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações