Comissão da Câmara quer convocar Braga Netto para explicar nota a Aziz

O requerimento é de autoria do deputado Elias Vaz (PSB-GO), que criticou a postura das Forças Armadas na manifestação

atualizado 08/07/2021 19:09

Novo ministro da Defesa, general Walter Souza Braga NettoIgo Estrela/Metrópoles

A Comissão de Fiscalização e Controle, da Câmara dos Deputados, quer convocar o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, para prestar esclarecimentos ao colegiado quanto à nota emitida pela cúpula da pasta federal, em ataque ao presidente da CPI da Covid-19, senador Omar Aziz (PSD-AM). O requerimento é de autoria do deputado Elias Vaz (PSB-GO).

Vaz defende que as Forças Armadas e o Ministério da Defesa “deveriam ser os principais interessados em identificar e coibir práticas irregulares”. “O papel deles é responsabilizar quem comete crime, e não esconder debaixo do tapete ou atacar quem está investigando corrupção”, disse.

A nota – que foi citada por Vaz e motivou o requerimento de convocação – é uma reação das Forças Armadas à fala de Aziz durante sessão da CPI da Covid. Na ocasião, o presidente da comissão afirmou que “os bons militares deveriam estar envergonhados” das denúncias de “falcatruas dentro do governo”.

“Fazia muito tempo que o Brasil não via membros do lado podre das Forças Armadas envolvidos com falcatrua dentro do governo”, disse Aziz na sessão, citando, como exemplos, o coronel Élcio Franco e o general Eduardo Pazuello – ambos ocuparam cargos de comando no Ministério da Saúde.

Após a fala de Aziz, na noite da quarta-feira (7/7), Braga Netto, em conjunto com os comandantes das três Forças Armadas, emitiu nota atacando Aziz. O texto provocou reações acaloradas entre senadores.

Houve tensão entre o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e Aziz, apoiado por outros integrantes da CPI da Covid.

Pacheco, inclusive, se reuniu com Braga Netto nesta quinta-feira (8/7) para conter os ânimos exaltados entre as instituições. Após o encontro, o senador defendeu que “o assunto está encerrado”.

Mais lidas
Últimas notícias