metropoles.com

Comissão aprova “jabuti” que limita atuação da Receita

Decisão ocorreu na manhã desta quinta-feira (09/05/2019). Colegiado aprovou por 15 votos a 9

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Prédio da Receita Federal
1 de 1 Prédio da Receita Federal - Foto: Divulgação

A comissão mista que analisa a Medida Provisória nº 870 da reforma administrativa aprovou, por 15 votos a 9, o “jabuti” que proíbe os auditores fiscais de compartilhar indícios de crimes diretamente com o Ministério Público Federal (MPF).

A decisão limita o compartilhamento de informações colhidas pela Receita Federal com outros órgãos. A decisão aconteceu na manhã desta quinta-feira (09/05/2019).

Na última quarta-feira (08/05/2019), o Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco) alertou que a limitação pode ter efeitos retroativos. Em nota, a entidade chamou a emenda de “jabuti”, em referência ao termo utilizado por congressistas quando uma emenda que pouco ou nada tem a ver com o texto original é inserida no texto do projeto.

Outras decisões
Ainda na manhã desta quinta, a comissão aprovou outras duas medidas contrárias à vontade do governo Bolsonaro. O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) sai das mãos do ministro Sérgio Moro em direção ao Ministério da Agricultura.

A comissão também determinou que a demarcação de terras indígenas e quilombolas será de responsabilidade da Fundação Nacional dos Índios (Funai), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ambas as decisões são consideradas perdas para Bolsonaro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?