metropoles.com

Com foco na Prevent Senior, CPI da Covid entrega relatório ao MPT

Entrega do documento ocorreu na tarde desta quinta-feira (28) e foi endereçada ao procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira

atualizado

Compartilhar notícia

Victor Fuzeira/Metrópoles
CPI MPT 5
1 de 1 CPI MPT 5 - Foto: Victor Fuzeira/Metrópoles

Senadores da CPI da Covid-19 estiveram, na tarde desta quinta-feira (28/10), na sede da Procuradoria-Geral do Trabalho, no Ministério Público do Trabalho (MPT), para entregar o relatório final do colegiado, aprovado na última terça (26/10).

A entrega do documento foi endereçada ao procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira. A denúncia encaminhada ao órgão trata, especificamente, das supostas irregularidades cometidas pela operadora Prevent Senior a seus funcionários.

Ex-médicos da empresa relataram à CPI que, em diversos momentos, teriam sido coagidos a receitar medicamentos ineficazes em pacientes com Covid-19. Nos relatos há informações sobre ameaças de demissão, caso o profissional se recusasse a seguir os protocolos instituídos pela direção da Prevent.

Diretores e médicos estão entre os 80 indiciados no relatório do senador Renan Calheiros (MDB-AL). Por esse motivo, a comissão pede investigação e responsabilização dos profissionais que tenham, eventualmente, cometido irregularidades no exercício da profissão ao longo da pandemia.

A Prevent Senior também é alvo de investigação de força-tarefa do Ministério Público de São Paulo (MPSP) e de uma segunda comissão parlamentar, instaurada na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

O cronograma também prevê que os parlamentares entreguem nesta tarde o documento ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux.

No encontro, o vice-presidente da CPI da Covid, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), pediu que, além da análise do relatório, o MPT ouça a advogada que representa ex-médicos da Prevent Senior, Bruna Morato.

“É indispensável ouvir dona Bruna Morato. Um dos depoimentos mais importantes da CPI”, destacou.

O presidente Omar Aziz (PSD-AM) sugeriu ao órgão que trabalhe na sugestão de leis trabalhistas voltadas aos direitos dos profissionais da área de saúde. “Ficaram à mercê da sorte durante uma pandemia. Nunca estivemos preparados”, defendeu.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?