metropoles.com

Com Baleia, MDB prega tom moderado para romper polarização Bolsonaro x PT

Novo presidente da legenda aposta na renovação e afirma que sigla caminhará para o Centro, já com foco nas próximas eleições

atualizado

Compartilhar notícia

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
baleia-rossi
1 de 1 baleia-rossi - Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Futuro presidente do MDB, Baleia Rossi (SP) será oficialmente aclamado ao posto mais alto do partido neste domingo (06/10/2019). Com 47 anos, é o político mais jovem a ocupar o cargo. Ao Metrópoles, o deputado federal contou que o novo comando será marcado por renovação. Frisou ainda que a sigla caminhará para o Centro, com foco nas próximas eleições.

A promessa dos novos ares traz ainda algumas mudanças na composição do Diretório Nacional, que dobrou o número de mulheres na legenda. Mas a participação do público feminino ainda é como na antiga gestão, sem poder decisório.  

Com o slogan da chapa de Renovação democrática, Baleia tenta reformular a imagem do partido, construída antes por velhos caciques, alvos da Operação Lava Jato. Os escândalos em casos de corrupção envolvendo o ex-presidente da República Michel Temer e o ex-senador e presidente da sigla, Romero Jucá (RR), dividiram e estigmatizaram a sigla.

Por isso, o momento é de buscar a unidade, afirmou Baleia. A reinvenção ocorre já com os olhos no futuro: as eleições municipais de 2020.“Recebo [a presidência] com muita humildade e com muito ânimo para percorrer o país e fazer a nossa militância ter voz de novo e assim poder acertar e crescer em 2020”, disse o emedebista à reportagem.

Neste domingo, a convenção nacional será o primeiro passo do novo projeto do MDB, que vem atrelado a um discurso mais moderado a fim de tentar fugir da polarização entre o mandatário do país, Jair Bolsonaro (PSL), e o PT. Baleia explicou que o partido sempre foi “municipalista”, mas as alianças com  parlamentares, governadores e prefeitos traçam ações mais concretas para a nova geração. Segundo o político paulistano, os anseios da sigla mudaram, daí a necessidade de se reinventar.

Sair da crise
Defensor das reformas, o novo presidente do MDB apoia a agenda econômica e, na contramão do governo federal, defende abertamente as lutas sociais. Com o fito de colocar a legenda como uma opção central, longe dos “extremos”, Baleia explica que só assim o país terá resultados. “Nosso foco hoje é a justiça social e a geração de emprego e renda”, destacou.

O deputado afirmou que a atual pauta econômica, comandada no Executivo pelo ministro Paulo Guedes, está “correta”, mas o sucesso só virá quando o número de desempregados diminuir. “Mas temos bandeiras caras, como a democracia, a liberdade de imprensa e a individual”, assinalou.

Nesse sentido, Baleia decidiu aumentar, na prática, a participação das mulheres na política. De acordo com o congressista, é uma maneira de “valorizar o grupo efetivamente nas decisões, já que elas são a maioria do eleitorado”.

No entanto, os cargos a serem ocupados pelo público feminino não têm autonomia para decidir pela sigla. Conforme o Metrópoles apurou, os postos do administrativo se dão por meio de indicações políticas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?