metropoles.com

CCJ retoma discussão sobre prisão em 2ª instância. Siga

O colegiado começou a debater o tema nessa terça-feira (15/10/2019), mas a sessão foi suspensa devido ao início da ordem do dia no plenário

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles
CCJ da Câmara
1 de 1 CCJ da Câmara - Foto: Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados retoma nesta quarta-feira (16/10/2019) a discussão do projeto que permite a prisão para condenados em segunda instância. A relatora Caroline de Toni (PSL-SC) deve apresentar o parecer para que o colegiado vote a constitucionalidade da matéria.

Os parlamentares deram início nessa terça (15/10/2019) ao debate da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 410/18. A sessão foi marcada pela obstrução da oposição, que quer barrar o avanço da tramitação do texto na Câmara dos Deputados. Na ocasião, só foram analisados requerimentos.

O presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL-PR), suspendeu o encontro com pouco mais de duas horas de duração, porque o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), abriu a ordem do dia no plenário.

Francischini pautou a PEC na noite de segunda-feira (14/10/2019) e convocou uma sessão extraordinária para terça (15/10/2019). A decisão inflamou oposicionistas, sobretudo da bancada do PT, que alegou “casuísmo” do deputado federal.

Isso porque o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, marcou para quinta-feira (17/10/2019) o julgamento sobre o mesmo assunto.

A discussão traz implicações diretas para o rumo da Operação Lava Jato, podendo beneficiar, entre milhares de outros, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso por condenação no caso do triplex do Guarujá (SP).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?