metropoles.com

Carlos Marun se diz otimista com Previdência

“Vejo clima mais favorável do que 15 dias atrás”, afirmou o deputado

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
CPI JBS Carlos Marun
1 de 1 CPI JBS Carlos Marun - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Presidente da comissão especial que analisou a reforma da Previdência, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), disse nesta quarta-feira (29/11) que voltou a ficar otimista com a aprovação da proposta. “Voltou a crescer o número de votos”, afirmou, mas sem quantificar o placar. “Vejo clima mais favorável do que 15 dias atrás”, disse Marun.

Apesar do tom confiante, o deputado – cotado para assumir a Secretaria de Governo, posto responsável pela articulação com o Congresso Nacional – admitiu que ainda não há votos suficientes para aprovar a proposta, que requer apoio de pelo menos 308 deputados em dois turnos. “Condição (técnica) de votar a reforma tem, só faltam os votos”, afirmou.

Embora o governo tenha dado um recado claro de que a proposta atual está “no osso” e de que não dará o aval para novas concessões no texto, Marun defendeu que haja diálogo e disposição para analisar propostas que surjam. “Eventualmente pode surgir alguma ideia que possa ser assimilada sem tirar a essência”, disse.

Ele comentou ainda que as propostas de mudanças feitas pelo PSDB, um aliado importante na tentativa de aprovar a reforma da Previdência, devem ser “avaliadas com respeito”. Os tucanos querem mexer no valor do benefício da aposentadoria por invalidez, na transição para servidores que ingressaram até 2003 e no limite de acúmulo de aposentadoria e pensão, hoje em dois salários mínimos.

“Agora, tem que vir a proposta e os votos”, alertou Marun. Segundo ele, não adianta as bancadas pleitearem mudanças sem entregar o apoio de que o governo necessita. O deputado também advertiu que o governo não pode se dispor a aprovar uma proposta tão desidratada que quase não tenha impacto nas contas públicas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?