metropoles.com

Câmara: votação da PEC da imunidade é adiada para esta sexta (26)

A matéria foi levada ao Plenário sem passar por apreciações nas comissões. Nova sessão está marcada para as 10h desta sexta

atualizado

Compartilhar notícia

Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
Plenário
1 de 1 Plenário - Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

A votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da imunidade (nº 03/21) foi adiada para esta sexta-feira (26/2). A relatora, deputada federal Margarete Coelho (PP-PI), propôs acordo para tirar do texto a exclusividade do Conselho de Ética como foro para discussão de condutas parlamentares quanto a opiniões, palavras e votos.

A matéria foi levada ao Plenário sem passar por apreciações nas comissões. A nova  votação está marcada para as 10h desta sexta.

A relatora apresentou um parecer mais enxuto do que a proposta inicial, retirando partes do texto que, no entender de alguns parlamentares, prejudicava a aplicabilidade da chamada Lei da Ficha Limpa, que retira poderes políticos de condenados em 2ª instância.

A sessão teve quórum de 505 deputados e o vice-presidente da Câmara, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), avisou durante as votações de requerimentos pedindo para adiar a apreciação da matéria que haveria sanções administrativas no caso de algum parlamentar não votar, sem justificativa.

Cinco deputados não registraram presença: Damião Feliciano (PDT-PB), Luciano Bivar (PSL-PE), Diego Andrade (PSD-MG), Emidinho Madeira (PSB-MG) e Eros Biondini (PROS-MG).

Dois deputados estão licenciados: João Roma (Republicanos-BA), que assumiu o Ministério da Cidadania e Chris Tonietto (PSL-RJ), em licença maternidade.

Durante a tarde, partidos chegaram a recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar frear o trâmite da proposta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?