metropoles.com

Câmara aprova urgência de votação para limitar poderes do TSE

Se aprovado, o projeto permitirá que partidos mantenham o registro mesmo quando tiverem as contas julgadas como “não prestadas”

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
camara eleicao deputados votacao plenario
1 de 1 camara eleicao deputados votacao plenario - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A Câmara dos Deputados aprovou, por 314 votos a 17, o regime de urgência para um Projeto de Lei que que revoga direitos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre eles, o de expedir instruções para a execução da Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/95).

Ao aprovarem o pedido de urgência, é possível que o PL seja votado nesta quarta-feira (8/1). A maioria dos deputados a favor da medida alega que ela busca assegurar mais “autonomia” às legendas partidárias.

O texto, apresentado pelo deputado licenciado Maurício Quintella Lessa (PR-AL), permite que os partidos tenham órgãos provisórios com vigência indeterminada e que as legendas mantenham o registro partidário mesmo quando tiverem as contas julgadas como “não prestadas” ou desaprovadas.

Chico Alencar (PSOL-RJ), um dos poucos que votaram contra a proposta, justificou a posição contrária. “O projeto é um flexibilizador da vida partidária no que diz respeito a sanções contra irregularidades. É uma capa de proteção aos partidos no momento em que eles estão em vias de ficarem muitíssimo questionados pela Lava Jato.”

A aprovação ocorre no mesmo dia em que o Tribunal Superior Eleitoral anunciou que sorteará a relatoria das ações que tratam da investigação das contas das campanhas do PP, PT e PMDB. Escolhido o novo relator, a investigação começará a tramitar. Entretanto, ainda não há data definida para o sorteio.

Com informações da Agência Câmara.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?