metropoles.com

Câmara aprova divórcio imediato para vítima de violência doméstica

A proposta ainda terá que ser apreciada pelo Senado, antes de virar lei. Separação poderá ser determinada por juiz que atende o caso

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Protesto contra a morte de Jéssyka Laynara  – Brasília(DF), 04/05/2018
1 de 1 Protesto contra a morte de Jéssyka Laynara – Brasília(DF), 04/05/2018 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (27/3) o projeto de lei de autoria do deputado Luiz Lima (PSL-RJ) que permite que a vítima de violência doméstica possa solicitar ao juiz a decretação imediata do divórcio ou do rompimento da união estável. A proposta modifica a Lei Maria da Penha, que prevê punições mais rigorosas para a violência doméstica contra mulheres.

A proposta ainda terá que passar pelo Senado antes de ir para a sanção presidencial. O texto prevê a necessidade de a vítima ser informada sobre o direito de pedir imediatamente o divórcio e a possibilidade de o juizado decidir sem tratar da partilha de bens, que poderá ser feita em momento posterior.

A matéria foi relatada pela deputada Erika Kokay (PT-DF) e entrou na pauta da Câmara após aprovação do regime de urgência assinado por líderes de todos os partidos. Dessa forma, o projeto não precisou passar pelas comissões de mérito e seguiu direto para o plenário.

Atualmente, a lei já permite o divórcio ou a dissolução da união estável em qualquer hipótese, sem a necessidade de que a vítima comprove violência doméstica para que o vínculo seja rompido. A novidade é o ato imediato, que poderá ser do juiz que atende aos casos de violência.

“Mesmo assim, o projeto tem grandes méritos. O primeiro é chamar atenção para o fato de que, entre as vítimas de violência doméstica e familiar, ainda há grande desinformação sobre a possibilidade de ajuizamento imediato da ação de divórcio, sendo útil colocar na lei a necessidade de orientar as vítimas sobre essa alternativa”, disse a deputada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?