Bolsonaro visita igreja evangélica “diferentona” em Anápolis nesta 4ª

Fundada em 2014, agremiação evangélica é conhecida por atrair jovens e promover espetáculos. Prefeitura da cidade alertou para aglomerações

atualizado 09/06/2021 11:53

Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) visita nesta quarta-feira (8/6) a igreja evangélica Church in Connection, em Anápolis (GO), a 55 km da capital goiana. A igreja é considerada “diferentona” e voltada aos jovens. A visita de Bolsonaro ao local é esperada para a tarde e início da noite.

Os cultos de quarta-feira costumam ocorrer às 20h, mas, segundo a agenda do presidente, está prevista participação em um culto entre 15h30 e 16h30. O evento será restrito somente para convidados. O ex-líder do governo na Câmara, deputado Vitor Hugo (PSL-GO), deve acompanhar a visita.

“Estamos muito felizes em receber em nossa cidade o nosso presidente e felizes em saber que ele atendeu um convite pastoral para estar aqui presente”, ressaltou Thiago Cunha, pastor sênior da igreja Church in Connection.

O culto interdenominacional contará com a presença de pastores e membros de 20 igrejas de Anápolis, além da Church in Connection, O Caminho Cláudio Romero, Plenitude Church, Esconderijo do Altíssimo, Igreja Evangélica Efraim, Casa do Pai, IIR, Igreja de Cristo, AD Madureira, AD Anápolis, Igreja Quadrangular, Shalom Anápolis, Igreja MIVE, Igreja Vida Nova, Luz Para os Povos, Presbiteriana Renovada, Igreja New, Igreja de Cristo, Igreja Rio de Vida, e o vice-prefeito da cidade, pastor Márcio Cândido.

Fundada em 2014 pelo casal de pastores Thiago Vinicius Cunha e Késia Dayane, a Church in Connection é uma instituição brasileira que se inspirou no modus operandi de uma igreja americana, a Church By the Glades (CBG).

Thiago Vinicius Cunha é também diretor de Cultura do prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PP).

0

Bolsonaro é católico, mas possui laços estreitos com o segmento evangélico, que constitui uma de suas bases de apoio. A primeira-dama Michelle Bolsonaro é evangélica e frequentava a Igreja Atitude, no Rio de Janeiro.

A igreja tem um catálogo de programações e de organização especialmente preparada para o nicho jovem do mercado religioso, incluindo cultos espetaculares com ambiência de cinema.

Tema da tese de doutorado “Church in Connection: show midiático e juventude”, de Pedro Fernando Sahium, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), a organização usa as tecnologias para atrair jovens:

“Distanciando-se de práticas mágicas como as de cura, ou do uso de dons espirituais, a exemplo das igrejas pentecostais e neopentecostais, a Church usa das técnicas do Sistema Multimídia e da performance dos seus líderes para produzir cultos temáticos, animados, diferentes e repletos de novidades. Com aplicativos de Internet de uso nos smartphones e presença permanente nas mídias eletrônicas, a Church se aproxima do cotidiano experiencial dos jovens. Os fiéis da igreja se veem envolvidos numa instituição empresarial bem organizada, que apresenta a cada domingo um show novo para entretenimento e delírio dos frequentadores”, diz a tese.

Alerta sobre aglomerações

A prefeitura de Anápolis, por meio da Vigilância Sanitária, emitiu um alerta à igreja evangélica Church in Connection, para que obedeça aos protocolos contra a disseminação da Covid-19, em razão da visita do presidente da República.

Técnicos apontam que o galpão onde a igreja é sediada deve comportar no máximo 280 participantes, de forma adequada, respeitando o distanciamento de dois metros entre as pessoas. Também de acordo com a recomendação, o uso de máscara é obrigatório por todas as pessoas, durante todo o período do evento. O próprio presidente não está liberado do uso da máscara.

Em diversos momentos, Jair Bolsonaro já foi flagrado descumprido medidas de prevenção à Covid-19, como a não utilização de máscaras de proteção facial e a promoção de aglomerações.

“O descumprimento de qualquer das medidas impostas pelos regulamentos normativos pertinentes ensejará a aplicação das penalidades legalmente cabíveis”, diz a recomendação da Vigilância Sanitária.

Outras agendas

Por volta das 14h, no aeroporto de Anápolis, o presidente participa do lançamento da Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, de Tecnologia, de Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest).

A nova entidade tem entre as filiadas as associações dos Hospitais Privados de Alta Complexidade (Ahpaceg), dos Lojistas do Flamboyant Shopping Center (Aslof), a Associação Empresarial da Região da 44 (AER44) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Segundo o deputado Vitor Hugo, outros encontros acontecerão em sala privada na Church in Connection: com representantes do segmento econômico, agropecuário e leiteiro; com vereadores e secretários; e com lideranças e Prefeitos goianos.

Esses encontros não estão previstos na agenda oficial da Presidência da República.

Últimas notícias