metropoles.com

Bolsonaro usa fala de Trump para criticar relação de Lula com Irã

O presidente brasileiro fez uma transmissão ao vivo enquanto o norte-americano se pronunciava sobre o conflito no Oriente Médio

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook
WhatsApp-Image-2020-01-08-at-13.43.20
1 de 1 WhatsApp-Image-2020-01-08-at-13.43.20 - Foto: Reprodução/Facebook

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez uma transmissão ao vivo pela internet, assistindo ao pronunciamento do presidente norte-americano Donald Trump sobre o conflito com o Irã.

Em seguida, ao comentar o pronunciamento, Bolsonaro defendeu uma posição mais efetiva do Brasil diante da tensão entre os Estados Unidos e a Pérsia.

“Muitas pessoas acham que o governo deve se omitir diante dos acontecimentos”, disse Bolsonaro. “Nós temos que seguir as nossas leis. Nós não podemos extrapolar, mas acredito que a verdade tem que fazer parte do nosso dia a dia que nós queremos para o mundo”, disse o presidente.

Lula
Bolsonaro aproveitou para comparar a sua posição com a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que manteve relações com o o Irã e defendeu o direito do país do Oriente Médio de enriquecer urânio, matéria-prima para armas nucleares, na época sob embargos dos Estados Unidos.

“O senhor Luiz Inácio Lula da Silva, quando era presidente, esteve no Irã e lá defendeu que aquele regime pudesse enriquecer urânio acima dos 20%, isso para fins pacíficos”, destacou Bolsonaro.

Ao criticar Lula, o presidente leu um artigo da Constituição Federal que regula as relações internacionais e aponta como princípios para a política externa, a defesa da paz e no repúdio ao terrorismo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?