metropoles.com

Bolsonaro sobre garimpo: “Vamos entrar com projeto para legalizar”

Presidente da República deu a declaração na volta ao Palácio da Alvorada após almoço de domingo (21/07/2019): “Garimpeiro merece respeito”

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
bolsonaro galeteria
1 de 1 bolsonaro galeteria - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou neste domingo (21/07/2019) que o governo vai “entrar com projeto para legalizar” a atividade de garimpo. Retornando ao Palácio da Alvorada após almoçar num restaurante do Lago Sul, o pesselista deu a declaração à imprensa, reforçando que “garimpeiro é cidadão que merece respeito e consideração”.

“Obviamente, a gente vai casar a exploração com a questão ambiental e botar um ponto final no mercúrio”, disse a jornalistas.

FGTS

Mais cedo, antes de almoçar, disse que o governo deve anunciar as novas regras para saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) na quarta (24/07/2019). Ele descartou a possibilidade de rever, pelo menos neste momento, o percentual da multa de 40% do Fundo pago ao empregado demitido sem justa causa. Mas não descarta essa mudança no futuro.

“O valor não está na Constituição, mas o FGTS está no artigo 7º, acho que o valor é uma lei, vamos pensar lá na frente. Mas antes disso a gente tem que ganhar a guerra da informação. Eu não quero manchete amanhã dizendo: ‘O presidente está estudando reduzir o valor da multa'”, disse.

Domingo

Bolsonaro começou o domingo se reunindo com os ministros Onyx Lorenzoni, da Casa Civil, e Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional. Logo depois, deixou o Palácio do Alvorada, residência oficial da Presidência da República, para participar de um culto na igreja evangélica Sara Nossa Terra, no Sudoeste. Ficou na primeira fila ao lado da primeira-dama, Michelle, de Onix, e da esposa do ministro da Casa Civil, Denise Verbeling.

A celebração foi comandada pelo Bispo Rodovalho, presidente e fundador da Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra. Aos fiéis, o presidente afirmou que a solidão sentida no poder, como dita por diversos governantes, é devido “a uma deslealdade com o povo brasileiro e pelo afastamento de Deus”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?