metropoles.com

Bolsonaro prorroga desoneração da folha de pagamentos por dois anos

A nova lei adia, até 31 de dezembro de 2023, o prazo para contribuição previdenciária sobre a receita bruta das empresas

atualizado

Compartilhar notícia

Alan Santos/PR
Bolsonaro em Dubai
1 de 1 Bolsonaro em Dubai - Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou o projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia por dois anos. A sanção foi publicada em edição extra, na noite dessa sexta-feira (31/12), do Diário Oficial da União (DOU).

O Senado aprovou o texto no último dia 9 de dezembro. A nova lei adia, até 31 de dezembro de 2023, o prazo para contribuição previdenciária sobre a receita bruta das empresas. O benefício encerraria no último dia do ano.

Desta forma, a lei permite que as empresas substituam as contribuições previdenciárias, atualmente estipuladas no percentual de 20% sobre o salário dos funcionários, por uma alíquota da receita bruta, que varia de 1% a 4,5%.

0

Os setores contemplados pela medida são: calçados, call centers, comunicação, confecção/vestuário, construção civil, empresas de construção e obras de infraestrutura, couro, fabricação de veículos e carroçarias, máquinas e equipamentos, proteína animal, têxtil, tecnologia da informação, tecnologia de comunicação, projeto de circuitos integrados, transporte metroferroviário de passageiros, transporte rodoviário coletivo e transporte rodoviário de cargas.

Bolsonaro havia anunciado na live semanal dessa quinta-feira (30/12) que já estava “apalavrado” com empresários e que sancionaria o projeto nesta sexta-feira. Entretanto, o governo editou uma Medida Provisória revogando a necessidade de compensação tributária – motivo pelo qual protelou-se a sanção.

A Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado calcula que uma nova prorrogação da desoneração da folha de pagamentos para setores específicos da economia terá um impacto, sobre o Orçamento da União, de R$ 6 bilhões em 2022 e de R$ 9 bilhões em 2023.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?