metropoles.com

Bolsonaro prorroga uso das Forças Armadas na Amazônia Legal até julho

GLO foi determinada em 6 de maio e venceria nesta quarta (10/06). Com o decreto publicado no Diário Oficial, missão segue até 10 de julho

atualizado

Compartilhar notícia

Pixabay
amazônia
1 de 1 amazônia - Foto: Pixabay

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) prorrogou por mais 30 dias o uso das Forças Armadas para combater focos de incêndio e desmatamento ilegal da Amazônia Legal, composta pelos estados de Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.

O decreto de Garanta da Lei da Ordem (GLO) foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na noite desta quarta-feira (10/06).

0

A determinação se aplica em ações subsidiárias na faixa de fronteira, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas federais dos estados.

Inicialmente, as missões da GLO nas áreas determinadas, que tiveram início em 6 de maio, estavam previstas para terminar nesta quarta. Agora, com a prorrogação, as Forças Armadas seguem no local até 11 de julho.

Segundo o Ministério da Defesa, as missões ocorrem quando “há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em graves situações de perturbação da ordem”.

Aumento do desmatamento

De acordo com dados divulgados nessa terça-feira (09/06) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento na Amazônia teve um aumento de 34,4% se comparados os períodos de agosto de 2018 a julho de 2019 e de agosto de 2017 e julho de 2018.

No período mais recente, a área desmatada na Amazônia foi de 10.129 km². Já no anterior, o Inpe registrou 7.536 km² de área desmatada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?