metropoles.com

Bolsonaro é o presidente que menos aprovou projetos, diz estudo

Levantamento do Observatório Legislativo Brasileiro indica que o chefe do Executivo aprovou apenas 27,7% dos projetos enviados ao Congresso

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Um estudo do Observatório Legislativo Brasileiro (OLB) aponta que o presidente Jair Bolsonaro (PL) aprovou só  27,7% dos projetos enviados ao Congresso Nacional em 2021. Este é o pior desempenho de um presidente da República desde a redemocratização.

Segundo dados do OLB, o melhor desempenho do chefe do Executivo federal neste mandato foi registrado em 2020, quando ele conseguiu aprovar 42,9% das propostas. O período coincide com o início da pandemia da Covid-19 e a apresentação de matérias para conter o impacto da doença, como o auxílio emergencial e a PEC do Orçamento de Guerra.

No seu primeiro ano de governo, em 2019, Bolsonaro aprovou apenas 30% das iniciativas legislativas enviadas ao Parlamento.

0

Eleito com discurso crítico ao Centrão, Bolsonaro vem buscando desde o ano passado estreitar os laços com este grupo de partido, cedendo espaços na Esplanada de Ministérios em troca de apoio no Congresso. Na semana passada, ao se filiar ao PL, o presidente selou de vez a entrada no grupo.

Antes, o pior desempenho havia sido registrado em 2014, ano em que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), recém-reeleita, aprovou só 33% das propostas. Já o melhor desempenho registrado ocorreu em 2007 durante a gestão do ex-presidente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O OLB é um projeto mantido por pesquisadores do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações