metropoles.com

Bolsonaro diz ter “preocupação” com o que acontece no Butantan

Presidente defendeu investigação do TCU no contrato de fornecimento de vacinas e afirmou que a população não quer tomar Coronavac

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro fala com a imprensa após o encontro com presidente do STF Luiz Fux 2
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro fala com a imprensa após o encontro com presidente do STF Luiz Fux 2 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) levantou suspeita sobre o fornecimento da vacina Coronavac contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. As doses são produzidas pelo Instituto Butantan, ligado do governo de São Paulo.

Nesta quinta-feira (22/7), em entrevista ao grupo Banda B, parceiro do Metrópoles no Paraná, o chefe do Palácio do Planalto afirmou que o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério da Saúde darão respostas sobre o contrato nos próximos dias.

“A Coronavac não deu certo no Chile. Aqui no Brasil, em São Paulo. A resposta num primeiro momento é investigar o oferecimento da Coronavac”, destacou.

Ao todo, o Ministério da Saúde já distribuiu 164,1 milhões de doses da vacina. As secretarias de Saúde já aplicaram 126,6 milhões, entre primeira, segunda e dose única.

Nesse contexto, a Coronavac é a segunda vacina mais usada no país. Somente ela representa 38,8% das doses aplicadas, atrás somente da AstraZeneca, com 47,1%.

“Em poucos dias, acreditamos que o TCU possa nos dar resposta sobre contrato. Deixo bem claro: não estou acusando de corrupção, de desvio de nada, apesar de ter uma preocupação sobre o que acontece no Butantan”, salientou.

“Vacina voluntária”

O presidente comentou sobre a resistência de parte da população em tomar a vacina. A recusa é condenada por médicos e coloca a campanha em risco.

“Não adianta oferecer se a população não quer tomar. A vacina é algo sério. Acreditamos que tem que ser voluntaria”, resumiu.

Assista ao vídeo da entrevista:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?