Bolsonaro diz que Forças Armadas são “oxigênio” de seu governo

Presidente confraternizou com formandos e parentes em base da Aeronáutica no interior paulista

atualizado 27/11/2020 13:45

Jair BolsonaroFábio Vieira/Especial Metrópoles

Enviado especial a Guaratinguetá (SP) – O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta sexta-feira (27/11), uma série de efusivos elogios às Forças Armadas, que, segundo ele, são as “guardiãs das liberdades” dos brasileiros.

“Quando passo por um ambiente como este, eu vejo que estamos no caminho certo”, discursou Bolsonaro, ao participar de uma formatura de 406 sargentos na Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), na cidade do interior paulista, que fica a 180km da capital.

O presidente comparou seu governo com anteriores, insinuando que não havia essa valorização, sem citar, especificamente a que gestão estava se referindo.

“Tenho a certeza de que há poucos anos as Forças Armadas representavam outra coisa para quem estava no governo. Hoje é exatamente o contrário. Vocês são o nosso oxigênio. A vocês também devemos lealdade e reconhecimento, por isso que estou aqui”, disse ainda o presidente, que tirou fotos com dezenas de formandos e seus familiares.

O presidente veio de avião para a cidade paulista e deve voltar a Brasília logo após o evento. Dos formandos, 201 são mulheres e 205 são homens. Ele adotou um tom de incentivo aos formandos e ainda repetiu a ideia de que a bandeira brasileira não pode “mudar de cor”.

0

“Podemos até não ter prazer, muitas vezes, mas a satisfação do dever cumprido, de ajudar o próximo, do poder olhar para o céu e dizer: ‘Meu Deus, obrigado por essa missão’. Isso não tem preço”, disse o presidente.

“Pode dizer aos 210 milhões de habitantes que a liberdade do nosso povo passa por nós. E nós, com o sacrifício da própria vida, defenderemos esse bem maior que é o povo. O povo que nasceu e será livre e que jamais permitirá que a cor de sua bandeira seja mudada. A honra e o prazer de estar aqui não tem preço. A satisfação de olhar no semblante de todos vocês e ver lacrimejar nos olhos dos pais dos parentes e dos amigos também não tem preço. Este dia marcará a vida de vocês para sempre”, disse o presidente.

Ao fim do curto discurso, de menos de cinco minutos, Bolsonaro retomou seu slogan da campanha política. “Parabéns a todos, Brasil acima de tudo e nosso Deus acima de todos”, concluiu.

Aglomeração

Apesar de a formatura militar acontecer em ambiente aberto, nem todas as medidas para evitar o a propagação do coronavírus foram tomadas. Houve aglomeração principalmente quando formandos e familiares se reuniram no pátio da base.

Algumas centenas de pessoas dividiram o espaço, com presentes mais próximos uns aos outros perto do presidente, buscando as fotos.

No evento, público e militares usavam máscaras. Mas o presidente e sua comitiva, formada por ministros como Augusto Heleno, do GSI, e parlamentares como Hélio Lopes e Eduardo Bolsonaro, não deram o exemplo de proteção contra o vírus.

 

Últimas notícias