metropoles.com

Bolsonaro diz que está bem, “para alegria de uns e tristeza de outros”

Após ficar três dias internado com obstrução intestinal, chefe do Executivo afirma que está com a saúde 100%

atualizado

Compartilhar notícia

Twitter/Reprodução
Bolsonaro toma sopa em hospital
1 de 1 Bolsonaro toma sopa em hospital - Foto: Twitter/Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, na manhã desta segunda-feira (10/1), que está bem de saúde, “para alegria de uns e tristeza de outros. No início da semana passada, o chefe do Executivo precisou ser internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, devido a uma obstrução intestinal, complicação que ele frequentemente enfrenta em decorrência da facada que levou, durante a campanha eleitoral de 2018.

“Tudo bem, para alegria de uns e tristeza de outros, disse Bolsonaro ao responder à pergunta sobre sua saúde durante conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada. Em entrevista à Jovem Pan News, o mandatário também disse estar com a saúde 100%.

Apesar da afirmação feita a jornalistas, no sábado (8/1) Bolsonaro disse que estaria com uma hérnia grande. “Eu estou com uma hérnia grande do lado direito, talvez tenha que colocar uma tela aqui, salientou.

Internação

O presidente começou a passar mal no domingo (2/1) e deu entrada no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, na madrugada de segunda-feira (3/1), com suspeita de uma nova obstrução intestinal. Bolsonaro estava de férias no litoral catarinense e precisou interromper a folga.

Após tratamento clínico com sonda nasogástrica e evolução para dieta líquida durante o dia, a instituição divulgou que o quadro de suboclusão intestinal havia se desfeito, e reiterou não haver necessidade de submeter Bolsonaro a uma nova cirurgia. Ele recebeu alta médica na quarta-feira (5/1).

Histórico de cirurgias

Desde o ataque, Bolsonaro já passou por quatro cirurgias relacionadas à facada. Relembre abaixo:

6 de setembro de 2018

A primeira foi realizada no mesmo dia em que sofreu o atentado: 6 de setembro de 2018. Na época, o então candidato foi levado para a Santa Casa de Juiz de Fora. Ele teve lesões nos intestinos delgado e grosso e passou por uma cirurgia que durou cerca de 2 horas. O intestino foi ligado a uma bolsa de colostomia.

12 de setembro de 2018

A segunda, em 12 de setembro do mesmo ano, considerada de emergência, foi para reparar uma obstrução intestinal. A intervenção durou cerca de 1 hora e foi considerada bem-sucedida.

28 de janeiro de 2019

O terceiro procedimento ocorreu em 28 de janeiro de 2019, o primeiro já como presidente da República, e serviu para retirar a bolsa de colostomia.

Inicialmente, a cirurgia estava prevista para durar 3 horas, mas devido a uma grande quantidade de aderências, ou seja, partes do intestino que ficaram coladas, a equipe médica teve de realizar um procedimento mais complexo – o que fez com que o tempo total da cirurgia fosse de 7 horas.

Foram retirados de 20 a 30 centímetros do intestino grosso de Bolsonaro na parte que ligava o intestino delgado à bolsa de colostomia.

8 de setembro de 2020

Em 8 de setembro do ano passado, os médicos corrigiram uma hérnia que surgiu no local do abdômen do presidente. A hérnia ocorreu em razão das últimas três cirurgias. O procedimento, considerado de médio porte, durou 5 horas e foi bem-sucedido.

Outros procedimentos

Além disso, em julho do ano passado, após fazer um implante dentário, Bolsonaro deu entrada no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, com dores abdominais. Os médicos chegaram a cogitar uma cirurgia, que logo foi descartada.

Em 30 de janeiro de 2020, o presidente foi submetido a uma vasectomia O procedimento é utilizado por homens que não desejam mais ter filhos.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?