metropoles.com

Bolsonaro: “Colaboramos para que danos da pandemia fossem diminuídos”

Covid-19 vitimou mais de 370 mil pessoas no país. Governo é alvo de uma CPI para investigar omissões do presidente e recursos a estados

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ TV Brasil
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), durante anúncio de investimentos para o Programa Águas Brasileiras
1 de 1 O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), durante anúncio de investimentos para o Programa Águas Brasileiras - Foto: Reprodução/ TV Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, nesta sexta-feira (23/4), que o governo federal conseguiu colaborar para que os danos da pandemia do coronavírus fossem “diminuídos”.

Desde o início da pandemia, Bolsonaro minimizou os efeitos da Covid-19 e chegou a definir a doença como “gripezinha”. O governo também tem sido criticado pela forma como vem conduzindo a crise sanitária, que se aproxima rapidamente das 380 mil mortes.

O governo federal, inclusive, é alvo de uma comissão de inquérito parlamentar (CPI) que vai investigar omissões da gestão Bolsonaro no combate à pandemia. Por blindagem, o Palácio do Planalto admite entregar um ministério para o Senado Federal.

“Conseguimos – com a equipe que nós temos em Brasília – colaborar, e muito, para que os danos dessa pandemia fossem diminuídos, em especial pelo ministro da Saúde que tive até pouco tempo, o senhor [Eduardo] Pazuello”, declarou Bolsonaro.

Ex-ministro

Ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello é alvo de um inquérito instaurado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar o general em relação à crise sanitária no Amazonas.

Após a demissão do general do governo, em março, a Corte enviou o inquérito para a primeira instância. As investigações terão continuidade na Procuradoria da República do Distrito Federal, uma vez que, ao ser exonerado do governo, Pazuello perdeu o foro privilegiado.

Em janeiro deste ano, o sistema de saúde da capital do Amazonas sofreu com a falta de oxigênio, de leitos de UTI e equipamentos para lidar com o forte aumento no número de internações em razão da Covid-19.

Pacientes chegaram a ser transferidos para outros estados, e o governo local convocou a ajuda de empresas para fornecer oxigênio e materiais aos hospitais.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?