metropoles.com

Bolsonaro afirma que Brasil “vai bem” na questão climática

O presidente comentava o acordo firmado pelo país na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (COP26)

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Live com Bolsonaro
1 de 1 Live com Bolsonaro - Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, na noite desta quinta-feira (11/11), durante a tradicional live semanal, que o país “vai bem na questão do clima”. O mandatário comentava o acordo assinado pelo Brasil, na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), em reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 50% até 2030.

“Não assinaram o acordo do clima os países que são maiores responsáveis por emissões de gases de efeito estufa, como China, Índia etc. O pessoal só bota a culpa no Brasil. A nossa mídia cobra do presidente, mas nós somos responsáveis por 2,7% da emissão de gases de efeito estufa. O Brasil vai bem e vamos continuar trabalhando”, disse Bolsonaro.

A afirmação do presidente vai na contramão de críticas da comunidade internacional e de números que contradizem o discurso otimista.

Em agosto de 2021, a Amazônia teve a maior área desmatada para um mês em 10 anos. Segundo o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônica (Imazon), foram desmatados 1.606 km² de floresta no mês. A área é 7% maior do que o número registrado em agosto de 2020 e o equivalente a cinco vezes o tamanho de Belo Horizonte.

Só neste ano, foram destruídos 7.715 km² de floresta, o pior número da década. O índice é 48% maior do que o observado no mesmo período do ano passado.

Compromisso firmado

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, anunciou, durante discurso na abertura da COP26, o compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 50% até 2030. A meta anterior era de 43%.

Segundo dados do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), do Observatório do Clima, o país teve aumento de 9,5% nas emissões de gases poluentes em 2020, em plena pandemia de Covid-19. O resultado foi na contramão do mundo, que, globalmente, viu os índices despencaram em quase 7% no ano passado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?