metropoles.com

Bolsonaro acusa Barroso de fazer política: STF tem que tratar da Constituição

Presidente da República disse também, em entrevista à rádio Joven Pan, que o STF não pode votar com o coração, mas com a razão

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro fala com à imprensa após o encontro com presidente do STF Luiz Fux 1
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro fala com à imprensa após o encontro com presidente do STF Luiz Fux 1 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) acusou, nesta quinta-feira (12/8), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, de fazer política.

“Acho que o Judiciário, o objetivo, a missão, do Supremo Tribuna Federal – tem que existir o Supremo –, é tratar das questões constitucionais. Alguns poucos, como o Barroso, fazem política. E ninguém pode dizer que eu não estou falando a verdade, porque ele foi para dentro do Parlamento para decidir a questão do voto impresso”, disse, em entrevista à rádio Jovem Pan.

Ao falar sobre a demarcação de terras indígenas, Bolsonaro pontuou também que o STF não pode votar com o coração. Segundo o mandatário da República, é preciso usar a razão.

“Quanto mais terras se demarcam, mais se sufoca o agronegócio, que é a locomotiva da nossa economia”, assinalou.

Após criticar Barroso, o presidente afirmou ser difícil governar o país. Citou, como exemplo, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, que apura ações e omissões do governo federal durante a pandemia do novo coronavírus.

0

“Senadores falando grosso. Por que não nos procuraram no passado? ‘Olha, está errado aqui, está [errado] lá, vamos corrigir aqui’. Não fizeram nada, ficaram tranquilos, home office, em casa. E de repente resolveram fazer uma CPI. Aí foram no Barroso”, disparou.

Para Bolsonaro, a CPI tem perturbado o país. “O tempo todo é uma perseguição por parte de alguns ministros que atrapalham a mim e ao Brasil.”

Bolsonaro x Barroso

Os conflitos entre Bolsonaro e Barroso acontecem há alguns meses. Na segunda-feira (9/8), por exemplo, o presidente disse que Barroso “apavorou” parlamentares no sentido de se posicionarem contra o voto impresso.

E explicou a declaração. “Então, o Barroso apavorou. Ele foi para dentro do Parlamento fazer reuniões com lideranças praticamente exigindo que o Congresso não aprovasse o voto impresso”, disse o presidente em entrevista à rádio Brado, da Bahia.

Na última sexta-feira (6/8), Barroso indicou, no Twitter, um conto – “O Alienista”, de Machado de Assis -, um pensamento de Mário Quintana e uma música – “Fixação”, do Kid Abelha.

Veja:

Na obra de Machado de Assis, o protagonista, Dr. Bacamarte, um “alienista”, como eram conhecidos os psiquiatras no século XIX, cria a Casa Verde, um local para estudos sobre a mente humana, em experimento que lhe custa a própria sanidade.

A frase do poeta, tradutor e jornalista gaúcho Mário Quintana, pinçada por Barroso, é: “Aquilo que falam de mim não me diz respeito”.

Já a canção “Fixação”, de autoria de Paula Toller, Leoni e Beni, traz os seguintes versos no refrão: “Fixação/Seus olhos no retrato/Fixação/Minha assombração”.

As “dicas” de Barroso foram publicadas em mais um dia de ataques do presidente contra o ministro. Bolsonaro xingou o magistrado enquanto cumprimentava apoiadores em Joinville (SC).

Em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, Bolsonaro cumprimentava um idoso quando ofendeu Barroso. Não fica claro, no entanto, se o presidente disse “trai gente” ou “traz gente”.

“O filho da puta ainda trai [ou traz] gente dessa maneira. Aquele filho da puta do Barroso”, disparou o chefe do Executivo federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?