metropoles.com

Boletim: Bolsonaro encontra-se estável, sem dor ou febre após cirurgia

O presidente dará início ainda nesta segunda a sessões de fisioterapia e poderá se alimentar de líquidos. Visitas ainda estão restritas

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução / Instagram
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução / Instagram

Boletim médico divulgado nesta segunda-feira (09/09/2019) pela equipe do Hospital Vila Nova Star, aponta que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), tem um quadro de saúde estável, sem dor, e sem febre um dia após realizar uma cirurgia para retirada de uma hérnia no abdômen. De acordo com os médicos, ele apresenta boa evolução clínico-cirúrgica.

Os médicos informaram ainda que já nesta segunda-feira ele dará início à fisioterapia motora, e poderá se sentar na poltrona e realizar caminhada no corredor do hospital.

Também nesta segunda, Bolsonaro deu início à dieta líquida a base de água, gelatina, chá e caldo ralo. Por orientação médica, as visitas ainda estão restritas neste momento.

Assinam o boletim os médicos Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo (cirurgião-chefe), Leandro Echenique (clínico) e Antônio Antonietto (diretor médico do Hospital Vila Nova Star), além de Ricardo Peixoto Camarinha, médico da Presidência da República.

No domingo, o presidente foi submetido a uma cirurgia para a correção de uma hérnia em decorrência da facada que tomou durante a campanha, no ano passado. Foi a quarta cirurgia relacionada ao atentado. O procedimento durou aproximadamente cinco horas.

“Volta ao batente”
O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, explicou as declarações de Bolsonaro dadas mais cedo, de que estará “de volta batente” a partir de terça-feira (10/09/2019), apesar de estar hospitalizado e de o vice, Hamilton Mourão (PRTB), estar no exercício da Presidência até a próxima quinta-feira (12/09/2019), demonstra apenas disposição para o trabalho. “É da natureza dele”, disse Rêgo Barros, em entrevista coletiva. “Ele tem demonstrado bom humor”, prosseguiu.

“É da vocação dele. O presidente jamais deixará e trabalhar, ainda que tenha essa questão médica ou de família”, observou. De acordo com o porta-voz, o presidente recebeu no domingo a visita do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e há previsão de receber ainda nesta segunda-feira, a visita do general Hamilton Mourão. Essa previsão ainda não foi confirmada, de acordo com Rêgo Barros. Mourão está em São Paulo, onde tem reunião com empresários.

O porta-voz acrescentou que o presidente participará das decisões de governo, apesar de Mourão ser o presidente em exercício. “É claro que o presidente participa das decisões em conversas com seus ministros, inclusive com o general Mourão”, enfatizou Rêgo Barros.

G7
Apesar da disposição de seguir o trabalho, mesmo hospitalizado, o porta-voz indicou que Bolsonaro não comentará um vídeo dos bastidores da reunião do G7, divulgado recentemente, ocorrida no mês passado, em Biarritz, na França. Na gravação, o presidente Francês, Emmanuel Macron, em conversa informal com o representante do Chile, Sebastián Piñera, e com a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, reclama da postura de Bolsonaro, das ofensas à primeira-dama francesa Brigitte Macron e do tratamento dado ao ministro da Europa e Assuntos Estrangeiros Jean-Yves Le Drian. “O presidente não está comentando esse assunto. Ele está em franca recuperação. Paz e bem!”, concluiu o porta-voz.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?